Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Vereador do PSOL protocola pedido de impeachment contra ministro da Educação

Toninho Vespoli enviou pedido à Procuradoria-Geral da República nesta quinta-feira (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) protocolou nesta quinta-feira (24) junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A Folha revelou áudios que mostram o ministro dando tratamento preferencial aos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura, que fazem lobby pela distribuição de verbas do Ministério da Educação (MEC).

Há três homens na foto, de terno: o ministro está à esquerda, de olhos fechados e cabeça inclinada; o outro segura fala ao microfone e o terceiro aparece ao fundo
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, com os pastores Arilton Moura (ao fundo) e Gilmar Santos em culto em Goiânia - Reprodução/ redes sociais

Em conversa gravada, o ministro afirma que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos dois pastores, que não têm cargo no governo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC.

No documento, Vespoli acusa Ribeiro de cometer crime de responsabilidade. "É nítido que nos áudios o sr. ministro confessa que maneja recursos públicos para beneficiar aliados [...], violando os princípios constitucionais que regem a administração pública", diz o texto.

O parlamentar pede que a PGR encaminhe a denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.