Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Artista do complexo do Chapadão integrará nova mostra do Masp

Jota é representado por um grupo carioca, que também levará uma obra paranaense Rafael Matheus Moreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois pintores do MT Projetos de Arte, escritório do Rio de Janeiro especializado em artistas periféricos, vão expor suas obras na mostra "Histórias Brasileiras", que será inaugurada nesta sexta-feira (25), no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Um deles é Johny Alexandre Gomes, conhecido como Jota. Nascido no complexo do Chapadão, na zona norte carioca, ele vai expor dois trabalhos inéditos: "Davi e Golias" e "Conteúdo Ilícito".

O artista Jota, do Rio de Janeiro - Divulgação

"Eu fiz essas obras a partir de registros do meu dia a dia com os meus crias. Importante levar minha realidade, como jovem negro, morador de favela, para espaços tradicionais da arte", afirma o artista de 21 anos.

Após uma exposição individual no MT Atelier, em 2021, Jota foi vencedor do prêmio Prince Claus, na Holanda, e participou, em 2022, da feira de arte internacional de Amsterdã. Emergente no circuito das artes, ele exibirá dois de seus mais recentes trabalhos.

Tela 'Conteúdo Ilícito' (2021), do artista Jota - Divulgação

Já a paranaense Rafael Matheus Moreira vai mostrar a inédita "Trava na Beleza — Tiana", que compõe uma pequena série, em maior escala, de retratos de travestis de Belém (PA).

"Essa série surge a partir de minhas reflexões sobre o imaginário da mulher trans e travesti na nossa cultura. Geralmente somos retratadas nas mídias como perigosas ou dignas de riso e chacota, isso quando não nos vitimizam e midiatizam a violência que nós sofremos no dia a dia", afirma Rafael.

Além de pintora, ela é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará, realiza performances e trabalha como arte-educadora. No ano passado, em sua primeira exposição no Rio de Janeiro, ela apresentou essa série de retratos de mulheres trans que conheceu no caminho de casa para o trabalho.

A artista Rafael Matheus Moreira - Divulgação

À MESA

A secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, e seu marido, o empresário Márcio Toledo, realizaram um jantar na noite de quarta-feira (24), na capital paulista, em homenagem ao jornalista Luiz González.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.