Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Maluf parabeniza Lula e Alckmin por 'vitória da democracia' e diz rezar por eles

'Abraço-lhes fraternalmente pelo apreço aos mais pobres', afirmou o ex-governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador Paulo Maluf, 91, parabenizou, nesta segunda-feira (31), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), pela vitória nas eleições presidenciais de 2022.

"Presidente Lula e vice-presidente Alckmin, cumprimento pela vitória da democracia", escreveu Maluf à dupla.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do seu vice Geraldo Alckmin, durante celebração em São Paulo após a apuração do resultado das eleições
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do seu vice Geraldo Alckmin, durante celebração em São Paulo após a apuração do resultado das eleições - Nelson Almeida/AFP

"Abraço-lhes fraternalmente pelo apreço aos mais pobres e peço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que os protejam e os inspirem a construir um Brasil grandioso e justo para todos", finalizou.

Durante a disputa pelo Governo de São Paulo no pleito deste ano, a figura de Paulo Maluf foi resgatada com a tentativa de Rodrigo Garcia (PSDB) e Fernando Haddad (PT) de vincular um ao outro ao ex-governador.

Maluf já comandou o estado e a capital, influenciou disputas locais por anos e, sobretudo, é associado a escândalos de corrupção.

No caso de Rodrigo Garcia, o apoio a Maluf ocorreu nas eleições de 1996 e de 1998 –embates que opuseram o então PFL de Rodrigo ao seu atual PSDB.

Já Haddad surpreendeu seus eleitores ao ser fotografado, ao lado de Lula, com Maluf, na casa do então deputado, em encontro que selou uma aliança para a eleição de 2012.

Os episódios envolvendo Maluf, representante do conservadorismo e aliado da ditadura militar, foram resgatados durante debates entre os candidatos a governador.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.