Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'David Miranda lutou para que o direito à liberdade não ficasse restrito a grupos dominantes', diz Fabio Assunção

Ator e político eram amigos há sete anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Fabio Assunção lamentou nesta terça (9) a morte do ex-deputado federal David Miranda. Em publicação no Instagram, o artista relembrou que ficou amigo do político há pouco mais de "seis, sete anos".

O ator Fábio Assunção - Estevam Avellar/Globo

"A vida nunca te deu moleza e você lutou bravamente com tudo e por tudo o que acreditava e desejava. [Lutou] para que o direito à liberdade não ficasse restrito apenas aos grupos dominantes", escreveu ele.

No texto, Fabio agradeceu também por tantas trocas que ele e David tiveram ao longo da vida e "por ter me apresentado seu lar e sua família". "Após esses muitos meses de sofrimento em uma UTI, descanse em paz, meu amigo", completou.

Casado com o jornalista Glenn Greenwald, David Miranda havia sido internado em agosto do ano passado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com um quadro grave de inflamação na região abdominal. A causa da morte não foi informada.

O anúncio foi feito por Glenn nas redes sociais. "Sua morte, nesta manhã, ocorreu após uma batalha de nove meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos", escreveu.

Os dois estavam juntos havia 17 anos e tinham dois filhos.

O jornalista contou que, recentemente, conseguiu passar até 12 horas com o marido no hospital, onde assistiam a filmes e séries juntos e conseguiam conversar. "É difícil expressar a quantidade de alegria, felicidade e gratidão que sinto quando podemos compartilhar esses momentos —por menores que sejam. É uma alegria diferente de qualquer outra que eu já tenha sentido", disse.

"Esses dias, especialmente nos finais de semana, eu acordo animado e ansioso. Não porque eu tenha alguma coisa glamourosa ou exótica programada. É porque, pelo menos por enquanto, eu posso fazer algo que até agosto do ano passado eu podia fazer todo dia e considerava banal, trivial e sem razão para celebrações: sentar e jogar conversa fora com a pessoa para quem eu nasci, minha alma gêmea, meu melhor amigo e o amor da minha vida", afirmou Glenn.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.