Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro contorna mídia como Trump e causa alarme

Os jovens foram presas muito tempo dos comunistas, a mídia social os libertou, disse ele à NPR

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A entrevista de Jair Bolsonaro ao Roda Viva ecoou por agências de notícias, com Bloomberg e France Presse destacando que ele disse não existir dívida com negros pela escravidão. Via Twitter, correspondentes e analistas se alarmaram com a repetição do que aconteceu nos EUA.

“Os jornalistas não têm estratégica eficaz” para questioná-lo, escreveu Glenn Greenwald, do Intercept. “Assim como com Trump, riem de sua estupidez, sem perceber que a estigmatização é o que ele deseja”, acrescentou o especialista de política internacional Oliver Stuenkel. Reagindo aos que o tratavam por “burro” na internet, Brian Winter, da Americas Quarterly, avisou que “isso não funciona”.

Antes mesmo do desempenho na televisão, Bolsonaro surgiu em enunciados alarmados de jornais como o conservador francês Le Figaro, “Brasil nas garras da tentação autoritária”. A rede pública de rádio dos EUA, NPR, foi além e também ouviu Bolsonaro, destacando que ele falou que a ditadura militar foi período “muito bom”.

Mas na entrevista ele se concentrou mais em ataques à mídia brasileira, que não o trata como deveria —“embora estejamos, sem Lula, liderando as pesquisas”. Afirmou que “muita gente já sabe” que a cobertura distorce o que ele fala: “Os jovens no Brasil foram presas por muito tempo dos comunistas. A mídia social os libertou disso”.

‘TERRE EM TRANSE’

A RFI, rede de rádio estatal francesa, entrevistou Christine Douxami, da Escola de Estudos Avançados de Paris e uma das editoras de um número especial de revista acadêmica voltado a “Compreender a crise no Brasil” (acima, à esq.). Entre os ensaios publicados, enunciados como “A crise política brasileira: histórico e perspectivas de uma ‘terra em transe’” e “O Brasil à beira do abismo de novo?.

Sob o título “Poderá o Brasil consertar a sua democracia?”, o Financial Times publicou longa resenha de “Brasil: Uma Biografia”, de Heloisa Starling e Lilia Schwarcz, que acaba de ser lançado no Reino Unido (acima, à dir.). Concentrando-se no suicídio de Getúlio Vargas, afirma que “a democracia brasileira está se desgastando de maneiras que ecoam muitos dos padrões descritos” no livro.

‘NÃO É MAIS O MESMO MENINO’

O New York Times, com a foto tirada por Todd Heisler e o enunciado acima no pé da capa impressa, relatou como o brasileiro Thiago, 5, ficou 50 dias separado de sua mãe pela imigração americana —e voltou para ela mudado, temeroso e quieto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.