Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

03 vai tirar foto com Trump, mas nos EUA sobe a pressão por sanções

'Por que permitir que governos que nos prejudicam o façam sem punição?', diz presidente do Council on Foreign Relations

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters e outras detalharam a viagem às pressas de Eduardo Bolsonaro para “photo-op” na Casa Branca, supostamente para falar de Amazônia. Já na quinta a estatal Voice of America entrevistava o embaixador interino, Nestor Forster, para quem as “queimadas não têm essa dimensão que estão dando”.

Mas nos EUA o ambiente não é mais o mesmo para a família Bolsonaro. O republicano Richard Haass, presidente do Council on Foreign Relations, organização do establishment de política externa que abriu as portas para pai e filho na campanha eleitoral, agora defendeu sanções ao país:

“A postura do Brasil é inaceitável. Por que permitir que governos que nos prejudicam, com políticas irresponsáveis que causam as mudanças climáticas, o façam sem punição? Com a soberania não vêm só direitos, mas obrigações.”

Washington Post e outros, com agências, noticiaram também a suspensão das compras de couro brasileiro pela VF e de títulos públicos do país pelo banco Nordea, além das pressões de ONGs e governos europeus contra importações.

‘BOLSONARO IS EVIL’

Além da BBC Brasil, Lula, chamado de "ícone da esquerda", falou a Will Grant, da BBC original. O ex-presidente criticou as ações na Amazônia e como Donald Trump e Jair Bolsonaro, em vez de dialogar, "ofendem as pessoas".

UM MUNDO DE FOGO

A New Scientist publicou que “Agora é oficialmente o pior agosto em desmatamento da Amazônia”, com dados preliminares do Inpe, sendo metade no Pará. E jornais pelo mundo começaram a usar o desastre no Brasil para lembrar que há outros, mais próximos.

O New York Times abriu foto em quatro colunas na primeira página, com floresta queimando no Alasca, nos EUA. No título, “Amazônia, Sibéria, Indonésia: Um mundo de fogo”.

DA ÍNDIA À COLÔMBIA

O Times of India, sob o título “Fogo na Amazônia deveria nos acordar para a ameaça perto de casa”, lembrou florestas destruídas no país, como Himachal.

E a Bloomberg destacou que, entre os “vizinhos” amazônicos, “Colômbia está perdendo floresta mais rápido do que o Brasil”.

CICLO DE ESTAGNAÇÃO

O PIB de 0,4% não teve maior repercussão no exterior, mas o Financial Times registrou a surpresa de analistas brasileiros como André Perfeito, da Necton Investimentos, que descreveu o resultado como “extremamente positivo”.

O próprio FT foi mais contido, avaliando que “dados não devem servir de consolo para Bolsonaro” —e sublinhando que Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, avisou que “a economia mundial em deterioração torna mais difícil romper o ciclo de estagnação”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.