Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Radicalismo de Bolsonaro tem benefícios, diz presidente do conselho da Renner

José Galló afirma que presidente acerta ao deixar Congresso legislar e vê menos excesso de enfrentamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O executivo José Galló, presidente do conselho de administração da Renner, diz ver características positivas na maneira de presidir o Brasil de Jair Bolsonaro (PSL), mesmo com seu radicalismo.

Segundo Galló, Bolsonaro vai bem quando tenta instalar um novo meio de fazer política no qual há liberdade para o Congresso legislar.

"Ele deixou o 'toma lá, dá cá' e isso permitiu que tivéssemos aprovações importantes, como a reforma da Previdência, e discutimos a administrativa e a tributária."

Galló também elogia a postura do presidente de admitir que não entende de economia e montar uma equipe bem qualificada para tratar da área.

O executivo José Galló, presidente do conselho da Renner - Claudio Belli - 23.mai.2018/Agência O Globo

Por outro lado, o executivo pondera que há excessos nas ações do presidente, como no caso em que publicou vídeo no qual se comparava a um leão acossado por hienas —em referência ao Supremo Tribunal Federal e ao seu partido, o PSL.

"Esses excessos [de Bolsonaro] é que preocupam. Mas acho que a intensidade está diminuindo e, talvez, uma parcela não seja do próprio presidente, e sim de parte de seu grupo que não avalia consequências

Ele diz que as últimas viagens oficiais do presidente demonstram o ganho de pragmatismo.

o mandato começou com fortes críticas à China e indisposição com países muçulmanos peO projeto de embaixada em Jerusalém. Mas a postura mudou e o presidente esteve no Oriente Médio em busca de investimentos para o Brasil. 

Galló, que deixou a presidência-executiva da Renner neste ano, diz que o crescimento mais forte do Brasil vem a partir do ano que vem.

Agora, afirma, o país está em meio a uma grande transformação após deixar o tripé macroeconômico do governo da ex-presidente Dilma Rousseff que, nas palavras do executivo, levou o país com um nível de endividamento brutal.

Questionado sobre o crescimento do PIB ainda baixo em 2019, na casa do 1%, o executivo diz que o resultado fraco é, em grande medida, reflexo da diminuição da participação do governo na economia, que inflaria artificialmente seu resultado. "Se formos calcular o crescimento PIB olhando a participação do setor privado, ele provavelmente seria maior."

Para Galló, a formação das bases para a recuperação econômica, ainda que lenta, começou já no governo de Michel Temer (MDB), com mudanças como a reforma trabalhista e a PEC do teto de gastos.

Em sua avaliação, as mudanças na estrutura econômica brasileira são possíveis agora porque o país chegou a uma situação insustentável. "Agora está claro para todo mundo que o tamanho do estado brasileiro é absolutamente insuportável."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.