Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ano de 2019 deixou a desejar, mas foi na direção certa, diz presidente da Dell

Para Luis Gonçalves, a disparada do dólar surpreendeu o setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Teclado O ano de 2019 não correspondeu exatamente ao que se esperava diante das expectativas em torno do novo governo, mas apontou para o rumo adequado, segundo a análise de Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies no Brasil. “Deixou um pouco a desejar, mas andou na direção correta. Então, 2020 é o ano em que esperamos que essa direção, que vem se formando desde 2019, tome impulso e realmente nos catapulte para outro patamar de crescimento”, diz ele.

Luis Gonçalves, presidente da Dell no Brasil - Cauê Moreno/UOL

Câmbio A disparada do dólar que surpreendeu o setor neste fim de ano foi um momento de preocupação, segundo Gonçalves. “Nossa indústria sofre impacto imediato, os componentes são precificados em dólar. A variação é mais nefasta que o estacionamento em patamar baixo ou alto, porque os agentes econômicos se planejam”, diz.

Evolução Já na avaliação de longo prazo, Gonçalves afirma que não vê o avanço do uso de smartphones como uma ameaça aos fabricantes de computadores. Na opinião do executivo, há exagero de quem estima uma substituição capaz de inviabilizar a indústria de PCs.  

Substituto “Reconhecemos que o crescimento dos smartphones é inegável, mas ele não corresponde ao decrescimento do mercado de PCs na mesma proporção. É complementar. Você faz muitas coisas no smartphone, mas há atividades que ficam menos produtivas e precisam de outro dispositivo”, diz o presidente da fabricante de computadores.


Prosa

"Foi um ano justo em termos de expectativas e aquém daquilo que se poderia entregar, dado o entusiasmo que havia em torno desse novo governo, chegando com ideias de promover um avanço na economia"
 
Luis Gonçalves
presidente da Dell Technologies

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

Cofundador da Uber pode vender toda sua participação na empresa neste ano ​

Construção civil e energia se destacam na Bolsa em 2019 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.