Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Preço de diamantes atinge nova baixa

Mineradoras diminuem projeções para reduzir oferta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preciosa Em queda desde 2011, os preços dos diamantes atingiram novas baixas. Caíram 14% neste ano, segundo o Financial Times, e o excesso ofertado pelos produtores das gemas foi um dos motivos. Na tentativa de elevar os valores, as mineradoras reduziram a oferta, mas não foi o suficiente. 

Brilho A De Beers, do grupo Anglo American, e a russa Alrosa, que dominam o mercado, reduziram suas projeções para os próximos dois anos. 

Lapidado A queda na demanda é outra causa. Cortadores e polidores da Índia, mercado significativo, tiveram dificuldade em obter financiamento para comprar os diamantes. Neste ano, o governo indiano ainda triplicou o imposto de importação das pedras. 

Joia rara Em quatro anos, de acordo com o jornal, a produção mundial de diamantes deve cair para 120 milhões de quilates, o menor patamar em mais de uma década.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:    

Mercado de carbono no Brasil vai acelerar, diz Ministério da Economia 

Setor de serviços pode fechar ano com alta de 16%, diz federação ​

Produção de panetones cresce neste Natal 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.