Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria têxtil estuda maior importação de algodão em mais de 20 anos

Associação do setor diz que alto custo de energia agrava cenário de escassez do produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria têxtil diz que está preocupada com a oferta de algodão no país e, por isso, projeta elevar a importação da matéria-prima em uma escala que não acontecia desde os anos 1990.

Segundo o presidente da Abit (associação dos fabricantes), Fernando Pimentel, o cenário foi influenciado pelo clima e pela substituição do algodão por outras culturas, como milho e soja, que estavam mais remuneradas.

“Mesmo tendo estoque, ficaríamos super justos, o que poderia levar à necessidade de importar, coisa que a indústria brasileira não faz há muitos anos”, diz.

Pimentel afirma que os preços já estão pressionados pelas cotações internacionais e o câmbio, mas os outros custos, como energia, embalagens e frete, que também subiram, agravam a situação.

“Preocupa faltar algodão no momento da retomada do setor na pandemia”, afirma.

Ele diz que, das 3 milhões de toneladas colhidas no Brasil anualmente, a indústria têxtil nacional consome cerca de 700 mil toneladas, e o restante é exportado. Neste ano, o setor deve ter 500 mil toneladas à disposição, provavelmente de qualidade inferior, segundo ele.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.