Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus instagram

Dona de marcas como MAC e Clinique demite alto executivo após post racista no Instagram

Estée Lauder afirma que atitude não reflete os valores da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Estée Lauder, dona de marcas de cosméticos como Clinique e MAC, anunciou nesta segunda (28) a demissão de John Demsey, alto executivo que fez carreira na empresa desde os anos 1990 e alcançou cargo de presidência no grupo.

A decisão acontece após uma publicação que ele fez nas redes sociais com insultos racistas na semana passada.

Fachada de loja da Estée Lauder em Los Angeles (EUA) - Lucy Nicholson/REUTERS

A postagem, já excluída da conta do executivo no Instagram, mostrava a capa de um livro com uma paródia do desenho "Vila Sésamo" com injúrias.

Em outra publicação, dias depois, Demsey disse que estava "profundamente envergonhado" por ferir tantas pessoas, e que foi um "erro horrível".

"Lamento muito ter decepcionado a empresa à qual dediquei o trabalho da minha vida, bem como seus funcionários, artistas, amigos e colegas", escreveu o executivo.

No comunicado que divulgou para anunciar o desligamento, a Estée Lauder afirma que o post dele não reflete os valores da marca e prejudica os esforços de inclusão adotados pela companhia.

"Inclusão, diversidade e equidade são primordiais para os valores e prioridades da nossa companhia no mundo. Nos últimos dois anos, nós trabalhamos para avançar em nossa abordagem sobre a equidade racial e analisamos onde podemos e devemos melhorar. Nossos funcionários, e especialmente nossos líderes seniores, são responsáveis por continuar direcionando este progresso e respeitar os valores desta empresa", diz o comunicado assinado por William Lauder, presidente do conselho, e Frabrizio Freda, CEO da empresa.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.