Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria de produto médico vê falta de política de estado e expande exportação

Abimo diz que fechou mais de 2.000 contratos com países como Egito e Turquia nas últimas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria brasileira de dispositivos médicos, que reclama da falta de incentivo do governo à produção nacional, expande seus esforços para crescer no mercado externo.

Segundo a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), o país tem entraves gerados pela falta de uma política de estado que fomente a produção local.

Campanha da vacinação contra a Covid-19 - Rubens Cavallari 14.ago.21/Folhapress

No ano passado, as vendas das empresas que integram o projeto de exportações da entidade cresceram 31% na comparação com 2020 --a maior alta dos últimos cincos anos, segundo Larissa Gomes, gerente na entidade.

Ela afirma que o movimento é uma maneira de lidar com os impactos das medidas adotadas pelo governo ainda no início da pandemia, que restringiram a exportação de produtos médico-hospitalares produzidos no Brasil e zeraram o imposto de importação de itens como luvas e máscaras, facilitando a entrada de mercadoria estrangeira.

O setor também retomou a exportação de sete dispositivos que não eram comercializados pelo Brasil há pelo menos quatro anos, incluindo modelos de microscópios, próteses e chapas para raio-x.

Nas últimas semanas, as empresas que compõem o projeto de exportação, chamado Brazilian Health Devices, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participaram de feiras em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para negociar novas parcerias.

Segundo a entidade, o grupo fechou mais de 2.000 contratos comerciais com países como Arábia Saudita, Coreia do Sul, Egito e Turquia, e espera alcançar mais de US$ 19 milhões (R$ 96,9 milhões) em negócios neste ano.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.