Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Teste de farmácia com resultado positivo de Covid registra nova queda

Fevereiro fechou com volume 65% abaixo de janeiro no levantamento da Abrafarma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de testes positivos de Covid segue em queda nas farmácias, de acordo com o monitoramento da Abrafarma, associação do varejo farmacêutico, que vem acompanhando a trajetória desde o lançamento do serviço no início da pandemia.

O mês de fevereiro fechou com volume 65% abaixo do registrado em janeiro.

Profissional de saúde coleta uma amostra de cotonete em um menino para ser testado para o coronavírus em Pequim, em meio a um aumento recorde de infecções em toda a China - Noel Celis/AFP

Segundo o levantamento divulgado nesta segunda (14), as farmácias realizaram mais de 1,1 milhão de atendimentos no mês passado e detectaram o coronavírus em cerca de 350 mil clientes. Em janeiro, quando foi alcançado o recorde de casos, foram 984 mil positivos.

O presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, diz que a queda aponta retomada ao patamar anterior às festas de final de ano, porém, a proporção de casos por região é destoante. Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, mantêm o número de casos positivos muito acima de São Paulo e Rio.

O mês de março traz um cenário diferente porque, agora, os autotestes são vendidos nas farmácias brasileiras. Mas o saldo deve seguir no mesmo ritmo, de acordo com as previsões da Abrafarma.

Pelos dados da entidade, até o dia 6 deste mês, o percentual de casos é o menor desde o final de dezembro, quando a ômicron avançou no país. Os resultados do autoteste não são informados a nenhum órgão, por isso não vão aparecer no levantamento.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.