Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Febraban levanta 273 denúncias de violência doméstica contra bancárias na pandemia

Segundo pesquisa da entidade, 2022 já soma 18 casos atendidos por bancos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vai divulgar nesta semana um levantamento que mostra que as instituições financeiras receberam 273 pedidos de ajuda de funcionárias que sofreram violência doméstica entre 2020 e 2022.

Em 2021, o número de denúncias cresceu 11% em relação ao ano anterior. Este ano soma 18 casos até fevereiro.

Imagem mostra mulher fazendo o sinal de "pare" com a mão.
Bancos oferecem linhas de crédito e canais de atendimento para funcionárias vítimas de violência doméstica - Adobe Stock

Ainda segundo a pesquisa, que reúne dados fornecidos por 25 instituições, 11 funcionárias são violentadas por mês. As formas de agressão são muitas (física, moral, patrimonial, psicológica, sexual e virtual) e podem ser praticadas por marido, parentes ou outras pessoas do convívio familiar.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e sindicatos da categoria assinaram, em 2020, um termo aditivo à Convenção Coletiva do Trabalho, a fim de desenvolver ações para prevenir a violência doméstica.

As bancárias podem solicitar transferência de unidade, caso julguem necessária. Até o momento, 11 vítimas pediram realocação.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.