Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bilionário Carlos Wizard grava documentário sobre venezuelanos com blogueiro bolsonarista

Projeto deve estrear antes do fim da campanha eleitoral, segundo Oswaldo Eustáquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O bilionário Carlos Wizard, um dos grandes apoiadores de Bolsonaro (PL) no empresariado, anunciou em suas redes sociais que está participando de um documentário sobre a situação de venezuelanos que abandonaram seu país.

Entre os empresários bolsonaristas, Wizard é um dos que fazem o uso mais recorrente das mensagens que estimulam o medo da Venezuela para defender a ideologia bolsonarista com ameaças de fome, miséria e comunismo.

Imagem de Carlos Wizard, homem branco que usa máscara
O bilionário Carlos Wizard durante sessão da CPI da Covid - Adriano Machado - 20.jun.21/Reuters

A direção-executiva do projeto do documentário é do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, ex-candidato a deputado federal, que já foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Ao Painel S.A., Eustáquio disse que a estreia deve acontecer ainda antes do fim da campanha eleitoral.

"Eu gravei uma entrevista muito forte com a embaixadora da Venezuela Maria Teresa, ontem, em Brasília. Hoje, com a família dos venezuelanos e com o Carlos Wizard", diz Eustáquio.

Maria Teresa Belandria é a representante no Brasil do autoproclamado governo de Juan Guaidó, pouco reconhecido internacionalmente.

Em 2018, Carlos Wizard se mudou para Roraima para atuar no acolhimento de refugiados venezuelanos. Foi lá que ele ficou amigo do general Eduardo Pazuello e criou seus discursos sobre a Venezuela. Mais tarde, Wizard se envolveria na gestão da pandemia, o que o levou à CPI da Covid no ano passado.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.