Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Crescimento da população de rua muda perfil de catador no Carnaval

Entidade da categoria afirma que presença de cooperativas foi maior em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de dois anos sem o Carnaval de rua e com crescimento da população de rua na capital paulista, o perfil dos catadores de latinhas de alumínio que trabalharam no feriado mudou, segundo a Ancat (Associação Nacional dos Catadores).

Roberto Rocha, presidente da entidade, afirma que, neste ano, os moradores de rua predominaram entre os catadores que participaram da ação da Ancat em parceria com a Ambev para coletar material reciclável nos eventos de Carnaval.

"O público que nós atingimos fortemente foram os catadores que vivem em situação de rua e autônomos também. Na última edição antes da pandemia, em 2020, nós trabalhamos mais com cooperativas", diz.

Segundo a Ambev, neste Carnaval, foram recolhidas mais de 9 toneladas de material na capital paulista por meio da parceria com a Ancat. Em 2020, o montante ultrapassou 30 toneladas na semana do feriado. Neste ano, a companhia reduziu o número de tendas onde os trabalhadores podem pesar o material, receber a diária e descansar. Foram três, em vez de sete, as centrais instaladas pela Ambev.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Catador atravessa rua com saco de latinhas nas costas.
Catador de latinhas atravessa avenida no bloco Sinfônica Ambulante, no centro do Rio de Janeiro, durante o Carnaval - Eduardo Anizelli - 19.fev.23/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.