Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu internet

Teles não querem mais pagar pela digitalização de rádios e TVs

Governo adiou encerramento do processo e empresas não querem gastar mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As operadoras de telefonia estão preocupadas com uma portaria do Ministério das Comunicações que esticou o prazo para digitalização de emissoras de rádio e TV até o fim do ano.

Essa medida foi uma contrapartida do leilão da telefonia 4G para a chamada "limpeza" da faixa de 700 MHz (megahertz) —instalação de filtros para evitar interferência da telefonia celular com as antenas de radiodifusores. Faixa de frequência é uma avenida no ar por onde as teles fazem trafegar seus sinais. Fora dela ocorrem interferências.

Hoje, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) diz que chegou ao limite da digitalização —quase 95% das emissoras. E que não há mais pedidos,

Antenas de transmissão para celulares - 27.out.2021-José Paulo Lacerda/CNI

As teles querem que a agência encerre o processo. Sem isso, elas terão de continuar depositando dinheiro na empresa aberta à época, e controlada pela Anatel, que foi responsável pela digitalização das emissoras.

Esse processo foi uma contrapartida imposta às operadoras que adquiriram licenças no leilão do 4G, em 2014. Elas tiveram de depositar recursos em uma empresa, batizada de EAD, para limpar a faixa de 700 MHz antes destinada à radiodifusão.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.