Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Correios vão aos EUA pedir indenização por rombo do Postalis

Banco norte-americano BNY Mellon é acusado de sumir com R$ 6 bilhões de fundo de aposentadoria de carteiros e servidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O rombo do Postalis, o bilionário fundo de pensão dos funcionários dos Correios, é o tema de um debate nesta semana no congresso da Global Union, organização que reúne mais de 2.000 sindicalistas do mundo.

Representantes da estatal participam do evento e organizam uma mobilização junto a congressistas norte-americanos por reparação dos prejuízos causados pelo banco BNY Mellon.

Trabalhadores dos Correios durante manifestação em Brasília
Trabalhadores dos Correios durante manifestação em Brasília - Pedro Ladeira - 21.set.2020/Folhapress

A instituição é acusada de ser um dos principais responsáveis pelos prejuízos do fundo.

No Brasil, a corretora do BNY Mellon já recebeu mais de oito ações judiciais dos trabalhadores do Correios pela má administração do fundo de aposentadoria dos funcionários.

O Ministério Público Federal aponta o banco como responsável por aplicações suspeitas que deram prejuízo aos carteiros brasileiros.

Em entrevista recente ao Painel S.A., Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, afirmou que, no passado, o banco recebeu R$ 6 bilhões do Postalis. No entanto, os fundos a que o Mellon destinou os recursos investiram em CDBs de empresas sem valor, sem que a instituição dos EUA tivesse tomado medidas de proteção.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.