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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Descrição de chapéu aeroportos

Sob iniciativa privada, Congonhas vai de C a A em inspeção de segurança

Nota máxima foi obtida com investimentos em treinamento e equipamentos

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São Paulo

O aeroporto de Congonhas (SP) passou de regular para o topo da avaliação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para procedimentos de segurança.

A chamada Resposta a Emergência (REA), tem como objetivo verificar se as equipes estão preparadas para deixar o aeródromo em condições operacionais caso haja algum acidente.

Movimentação de aviões em Congonhas
Movimentação de aviões em Congonhas - Bruno Santos/Folhapress

Segundo a Anac, isso inclui salvar vidas e mitigar os danos para garantir o funcionamento do local.

Administrado pela espanhola Aena desde outubro do ano passado, o aeroporto saiu da nota C para a máxima A em sete meses e atingiu 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios.

Segundo a concessionária, neste período foram implantados novos procedimentos de segurança, e aumentados os investimentos em equipamentos, treinamentos, substituição de trajes de proteção e retrofit de caminhões contra incêndio.

Além de Congonhas, a Anac também deu nota máxima para o aeroporto de Montes Claros (MG), administrado pela Aena.

Ao Painel S.A. a Anac explicou que está realizando a inspeção nos outros aeroportos do país e, por isso, ainda não há um ranking.

Na inspeção, a agência analisa requisitos obrigatórios, como salvamento e combate a incêndio, o centro de operações de emergências dos aeroportos, posto de coordenação móvel, serviço médico de emergência, recursos humanos, materiais e infraestrutura para atendimentos emergenciais.

Para receber um atestado de capacidade operacional nível A, é necessário atingir pelo menos 95% dos itens exigidos pela Anac.

Com Diego Felix

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