PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Dois lados de um sonho

Foi um pecado o último encontro entre Messi e Cristiano Ronaldo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi um pecado o último encontro entre Messi e Cristiano Ronaldo acontecer na Arábia Saudita, num confronto entre duas ditaduras. Todo o respeito à cultura árabe. Nenhum aos governos autoritários. Máxima reverência à história dos dois maiores gênios do futebol no século 21.

Cristiano Ronaldo x Messi se enfrentaram pela 37ª vez, com 17 vitórias do argentino, 11 do português e nove empates. Vê-los em campo, um contra o outro, por 15 anos, está para esta geração como assistir a Pelé x Garrincha no Maracanã para quem viveu a magia das décadas de 1950 e 1960.

Messi, do PSG, e Cristiano Ronaldo, do combinado Al-Nassr/Al-Hilal, na partida em Riad - Franck Fife/AFP

O primeiro duelo, Manchester United 0 x 0 Barcelona, era semifinal de Liga dos Campeões, 23 de abril de 2008, data em que a manchete da Folha era: "Terremoto assusta São Paulo." O tremor de 5,2 pontos espalhou-se, metaforicamente, por todo o mundo. Não houve, depois daquele dia, quem não acelerasse o coração em dia de Manchester United x Barcelona (três vezes), Portugal x Argentina (duas vezes), Juventus x Barcelona (uma vez) e, principalmente, Barça x Real, 30 clássicos.

Cristiano Ronaldo chuta para fora o pênalti
Foto e título da reportagem de 24.abr.2008 sobre a semifinal Barcelona x Manchester United, realizada em 23.abr.2008, no Camp Nou (Barcelona) - Reprodução

O legado não é estatístico, mas lúdico. Há inúmeras razões para alguém se apaixonar por futebol. A cor da camisa de um clube, o gigantismo de um estádio repleto, ver bandeiras tremulando, um gol de placa, sobretudo um ídolo.

A quantidade de gente que assistiu a Pelé e chorou compulsivamente com sua morte revela isso. Também a dor dos vascaínos que tiveram Roberto Dinamite como a razão de se vestirem com uma cruz de Malta no peito.

Quantas crianças e adolescentes compraram ingressos, em qualquer lugar do planeta, viraram consumidores de camisetas e souvenirs ou simplesmente sentaram-se diante de uma televisão para assistir a qualquer partida, porque se encantaram com Messi e Cristiano?

Bem que o amistoso entre Al Nassr x Paris Saint-Germain, representantes do governo saudita contra o clube qatariano com sede na França, poderia ser um Barcelona x Real Madrid, no Camp Nou. Em Riad, Cristiano Ronaldo contará com a gentileza do governo para ter abençoada sua união com Georgina Rodriguez, sua namorada. Pelas leis sauditas, homem e mulher não podem viver juntos na mesma casa sem serem casados. Georgina é mãe de dois filhos de Cristiano Ronaldo e a decisão é bem-vinda, só não deveria ser exceção.

Modelo de nacionalidade espanhola, Georgina nasceu na Argentina, como Messi.

Equívoco pensar que a maior parceira e o maior rival do craque português vieram do mesmo país sul-americano, porque Messi sempre foi ao mesmo tempo antagonista e referência para Cristiano Ronaldo.

A recíproca é verdadeira.

Nos livros desta época especial do futebol mundial, sempre haverá referências a Cristiano, quando se falar de Messi, e também o inverso.

A Anistia Internacional pede a Cristiano que se posicione sobre a ditadura saudita e Messi também está no papel de garoto-propaganda do governo autocrático do Qatar. É a página nebulosa de uma trajetória esplendorosa.

Messi, do PSG, e Cristiano Ronaldo, jogando pelo combinado Al-Nasr/Al-Hilal, em Riad - Franck Fife/AFP

Cristiano Ronaldo ainda sonha disputar a próxima Copa do Mundo, e não duvide de que Messi também possa fazê-lo, embora seja improvável. Mesmo assim, é justo pensar que o encontro no Oriente Médio foi o derradeiro de uma era dourada.

Pelo menos como profissionais.

Com todo o brilho do amistoso no estádio Rei Fahd, na capital da Arábia Saudita, a bola pedirá um último encontro de despedida, quando de fato as duas carreiras tiverem terminado.

Quem sabe um amistoso no Camp Nou e outro no Bernabéu, um com a camisa do Barcelona e outro do Real Madrid.

Em tese, a era Cristiano x Messi terminou nesta quinta-feira (19).

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto dizia que um dos jogos em que Messi e Cristiano Ronaldo se enfrentaram foi um Juventus x Real Madrid; o correto é Juventus x Barcelona

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.