Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Livros para a ilha deserta

Que cada um faça sua lista —a ilha é grande o bastante para todos nós

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Numa entrevista coletiva de Jorge Luís Borges em São Paulo, em 1984, de que participei pela Folha, achei que ele estava meio entediado com as perguntas sobre sonhos, pesadelos, labirintos e outras fixações de seu universo. Decidi então baixar o nível e, na minha vez, perguntei-lhe que livro ele levaria para uma ilha deserta. Borges abriu um sorriso e respondeu: "As 'Mil e Uma Noites'!".

Hoje, amigos querem saber que livros levaria eu para a dita ilha. Tento escapar dizendo que, se tivesse uma lista, ela não os satisfaria e, em vez de fazerem as deles, prefeririam apontar as lacunas da minha. E mais ainda porque, para não despertar a antipatia dos ilhéus, eu deixaria para trás os pesos-pesados, de Homero a Joyce e de Dante a Proust. Brazucas e portugas também ficariam numa lista à parte. Mas os amigos insistiram e, dito isso, comecei a empacotar.

Eu levaria "Frankenstein", de Mary Shelley. "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas. As duas "Alices", de Lewis Carroll. "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson. "Ela" e "Ayesha -- A Volta de Ela", de H. Rider Haggard. "Às Avessas", de J. K. Huysmans. "A Ilha do Dr. Moreau", de H.G. Wells. "A Mulher e o Fantoche", de Pierre Louÿs. "As Aventuras de Sherlock Holmes", de Conan Doyle. "De Profundis", de Oscar Wilde. "Os 39 Degraus", de John Buchan. "A Agulha Oca", de Maurice Leblanc.

"Com o Diabo no Corpo", de Raymond Radiguet. "O Bravo Soldado Svejk", de Jaroslav Hasek. "Os Homens Preferem as Louras", de Anita Loos. "A Guerra das Salamandras", de Karel Capek. "Big Loura", de Dorothy Parker. "Obrigado, Jeeves", de P. G. Wodehouse. "Sete Contos Góticos", de Isak Dinesen. "O Zero e o Infinito", de Arthur Koestler. "O Sono Eterno", de Raymond Chandler. "O Pequeno Mundo de Dom Camilo", de Giovanni Guareschi. "Lolita", de Vladimir Nabokov.

Além de meus gibis de "Mandrake" dos anos 50, claro. E talvez a Bíblia.

Livros e gibis que Ruy Castro levaria para uma ilha deserta
Livros e gibis que Ruy Castro levaria para uma ilha deserta - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.