Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu partido democrata

Quase Trump, quase Bolsonaro

Robert Kennedy Jr. é um democrata de extrema direita que quer ser presidente dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele é um pregador antivacina, adepto de teorias da conspiração e militante do ódio. Quer ver todo mundo armado e sua especialidade são mentiras, documentos falsos e acusações sem prova. Bolsonaro? Quase. É também hidrofobamente contra remédios e receitas médicas. Se eleito para a Casa Branca em 2024, ameaça fechar de vez a fronteira com o México. E promete salvar os americanos da "desesperança em que vivem hoje". Donald Trump? Também não. É Robert Kennedy Jr., 69 anos, pré-candidato à Presidência dos EUA —pelo Partido Democrata, pode crer.

Para muitos, é difícil ligar esses espasmos de extrema direita republicana ao nome Kennedy. Robert Jr. é sobrinho de John Kennedy, presidente assassinado em 1963, e, claro, filho de Bobby Kennedy, senador e também assassinado em 1968. Os Kennedy eram charmosos e liberais, uma espécie de família real da Guerra Fria, ainda mais se comparados aos dirigentes soviéticos embrulhados naquelas peles de urso.

Mas, desde então, muita coisa feia se descobriu sobre os anos Kennedy. Bobby, por exemplo, não era tão liberal nem charmoso quanto se pensava. Foi advogado de Joe McCarthy, o profissional da histeria anticomunista que levou centenas de pessoas à desgraça nos anos 50, e nunca se retratou por isso. Como secretário da Justiça do irmão, pôs em risco a legitimidade das organizações operárias nos EUA. Ignorou enquanto pôde a causa negra e, assim como John, apoiou a escalada inicial que levaria à carnificina no Vietnã. Robert Jr., como se vê, tem a quem puxar.

É verdade que Bobby, pouco antes de morrer, melhorou muito. Passou a combater o militarismo americano, a discriminação racial, a Máfia, a poluição. No Rio, em 1965, abraçou um ensaboado Pelé no vestiário do Maracanã. E, morto tão jovem, aos 42 anos, ainda teve gás para produzir 11 filhos.

Um deles, pela lei das probabilidades, tinha de ser Robert Jr.

Robert Kennedy Jr. em New Hampshire - Brian Snyder - 20.jun.23/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.