Bombeiros encontram corpo de francês desaparecido na serra da Mantiqueira

Montanhista havia sido visto com vida pela última vez no dia 15 de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O francês Gilbert Eric Welterlin, 53, desaparecido na segunda (16) no pico dos Marins (SP)
O francês Gilbert Eric Welterlin, que foi encontrado morto no pico dos Marins - Reprodução/Facebook
São Paulo | UOL

Bombeiros encontraram por volta das 11h deste sábado (5) o corpo do montanhista francês Gilbert Eric Welterlin, 54, desaparecido ao fazer uma incursão sozinho pelo pico dos Marins, na serra da Mantiqueira, em Piquete (209 km de SP). Ele havia sido visto com vida pela última vez no dia 15 de abril.

Um fazendeiro que tocava gado na região acionou os bombeiros após sentir um cheiro forte vindo de um trecho localizado na parte do sul do pico. Os agentes cercaram o local e acharam o cadáver.

Mais de cem homens vinham trabalhando nas buscas, que contaram com aeronaves, drones e cães farejadores. Ainda assim, não havia sido achado qualquer sinal do esportista.

Equipe de busca com mais de 80 pessoas procura pelo francês Gilbert Eric Welterlin, desaparecido na segunda (16) no pico dos Marins (SP)
Equipe de busca que procurou pelo francês Gilbert Eric Welterlin, desaparecido no pico dos Marins - Reprodução/Facebook

Nas buscas, os bombeiros haviam utilizado coordenadas fornecidas pelo GPS do relógio do francês. Com essas informações, haviam identificado um ponto onde ele havia se perdido em 2014 —a suspeita era de que ele pudesse ter tentado repetir o caminho feito anos atrás.

Acostumado a disputar corridas em montanhas, Welterlin deixou o carro na base da subida e partiu a pé com equipamentos mínimos de sobrevivência: uma jaqueta impermeável, um cobertor de emergência e uma "head-lamp" (dispositivo de luz na cabeça). Morador de Itajubá, no sul de Minas, ele era casado com uma juíza do trabalho brasileira.

A região do pico dos Marins fica dentro dos limites da serra da Mantiqueira, perto da divisa com o estado de Minas Gerais, e é usada por esportistas para treinar na modalidade. O pico tem mais de 2.000 metros de altura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.