Descrição de chapéu Obituário José Cursino de Siqueira (1930 - 2018)

Mortes: Por amor, desistiu do sonho de ser padre e virou radialista

José Cursino de Siqueira (1930-2018) deixou o sacerdócio para se casar

Kelly Mantovani
São Paulo

Desde a infância, José Siqueira tinha em mente ser padre. O garoto do sertão cresceu e realizou seu sonho. Porém, o destino do pernambucano mudou ao se apaixonar, e ele resolveu deixar o sacerdócio para se casar nos anos 1970. 

Advogado de formação, mudou-se com a mulher para Campina Grande, na Paraíba, onde conciliava os trabalhos na advocacia cível e no jornalismo —mas sem deixar as raízes católicas de lado. 

Trabalhou como procurador-geral da diocese de Campina Grande, juiz conciliador do Tribunal de Pequenas Causas e, na mesma ocasião, foi nomeado superintendente da Rádio Caturité, ligada à igreja. 

À época, teve o desafio de tirar a empresa de uma grave crise econômica. A programação ganhou um novo formato, que ia além dos programas de evangelização, com músicas, esportes e investimento pesado em jornalismo. 

José, em tom de brincadeira, sempre dizia aos jornalistas: "Cada um vale o que pesa". Conseguiu não somente alavancar a audiência como estabeleceu um piso salarial para os funcionários. 

Os filhos se lembram dele como um pai presente, carinhoso e exigente. "Toda viagem de trabalho que ele fazia, eu ganhava um presente diferente", lembra Carlos. "Certa vez, jogando futebol, chutei a bola no meio da rua e acertei a janela do vizinho. Fiquei de castigo e não mais joguei", conta. 

Mesmo nos momentos de lazer, costumava levá-los para assistir a espetáculos e cerimônias religiosas. 

Nos últimos 14 anos, sua saúde estava frágil por problemas no rim. Morreu no dia 21, aos 88, de insuficiência renal. Deixa a mulher, Maria, com quem era casado havia quase 50 anos, os três filhos, Carlos, Moema e Cristina, e seis netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.