Descrição de chapéu Obituário Cosme Degenar Drumond (1947 - 2018)

Mortes: Biógrafo de Santos Dumont, era apaixonado por aviões

Jornalista e escritor, também publicou a história do brigadeiro Salgado Filho

Degenar autografa livro
O jornalista e escritor Cosme Degenar Drumond em noite de autógrafos - Acervo pessoal
Flávia Faria
São Paulo

Cosme Degenar Drumond não tinha mais do que oito anos quando o pai o levou pela primeira vez para ver um avião.

Ficou maravilhado com o ronco dos motores e com o movimento dos trabalhadores no pavilhão onde se consertavam as aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira).

Degenar nasceu na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. O pai, mecânico de aviões da FAB, costumava levá-lo para o trabalho.

Certa vez, conheceu um piloto do antigo Correio Aéreo Nacional, de quem ganhou uma touca de aviador e os bons votos de que seguisse ele mesmo carreira na aviação. Guardou o souvenir por vários anos, mas preferiu não seguir o conselho.

Por influência do pai, que queria que o filho "ganhasse responsabilidade" e entrasse para as Forças Armadas, Degenar serviu na Aeronáutica. Apesar disso, não quis fazer carreira militar.

Tornou-se, alguns anos depois, funcionário do antigo Ministério da Aeronáutica. No órgão, integrou a equipe que fundou o Museu Aeroespacial.

Foi nessa época que começou a pesquisar a história da aviação. Não raro viajava pelo país para recolher histórias, documentos e peças para o acervo do museu.

Percebeu, com o tempo, que o sonho de menino de ser jornalista começava a falar mais alto. Foi quando começou a trabalhar na imprensa, principalmente em revistas especializadas no setor aéreo.

Curioso, pesquisou a fundo a história da aviação nacional e de seus personagens. Lançou diversos livros sobre o tema, entre eles uma biografia de Santos Dumont e outra do brigadeiro Salgado Filho.

Morreu no dia 16, aos 70 anos, no Recife. Deixa os filhos, Andréa, André e Vinicius, e os netos, Thaís, Felipe e Guilherme.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.