Descrição de chapéu Chuvas

Fim de semana será de chuva e risco de alagamentos em SP

Com trovões e termômetros entre 15°C e 26ºC, frente fria chega ao estado

Pessoas caminham sob forte chuva no viaduto Santa Generosa, região central da capital paulista, na manhã desta sexta (14).
Pessoas caminham sob forte chuva no viaduto Santa Generosa, região central da capital paulista, na manhã desta sexta (14). - Bruno Rocha /Fotoarena/Folhapress
São Paulo

O avanço de uma frente fria do Sul para o Sudeste espalha nuvens carregadas por São Paulo neste fim de semana, o último do inverno. Os dias amenos devem dar lugar a fortes pancadas de chuva até segunda-feira (17), na maior parte do estado.

Nesta sexta (14), a atuação de um sistema de baixa pressão no Sudeste provocou chuvas, com rajadas de vento, nas primeiras horas do dia na capital paulista. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura, a temperatura deve atingir os 26ºC, com umidade do ar variando entre 48% e 90%.

Ao anoitecer, o tempo continuará instável, com previsão de chuva moderada a forte. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) há risco de formação de alagamentos

A chuva dá trégua na manhã de sábado (15) e à tarde voltam pancadas isoladas, mais fracas. A temperatura, no entanto, não muda muito, com termômetros variando entre 15°C e 26ºC no fim de semana e umidade do ar entre 40% e 90%. 

No domingo (16), a instabilidade continua, com a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica nas proximidades do litoral paulista, reforçando as nuvens que se propagam a partir do interior do estado. ​

A boa notícia é que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indica acumulados de chuva entre 40 e 50 mm para o leste de São Paulo, incluindo a região dos reservatórios do Sistema Cantareira. E, mesmo áreas que estão muito secas e quentes, como o noroeste e norte de São Paulo, deverão ter chuva.

NO PAÍS

O fluxo de ar úmido tropical leva instabilidade não só para São Paulo, mas para todo o centro-sul do país. Chove ao longo do dia e há risco de temporais ainda no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.

Campo Grande (MS) vinha sofrendo com a secura. Nesta quinta-feira (13), bateu novo recorde de calor, com a temperatura máxima de 36,2°C, segundo o INMET.

No estado do Rio, na Grande Belo Horizonte, na região da zona da mata mineira, sul de Minas e Triângulo Mineiro, a sexta terá sol e calor, mas com previsão de pancadas de chuva, de moderada a forte, com raios à tarde ou à noite, tendência que se mantém no sábado e no domingo.

Nas outras partes do país, ao contrário, uma forte massa de ar seco deixa o tempo ensolarado, com calor e baixa umidade. É o caso do Espírito Santo, do Distrito Federal, do Tocantins, do Amapá, além de parte de Goiás e Pará.

O Nordeste também sente a presença da massa seca de ar —só na costa leste nordestina chove de forma passageira nos próximos dias.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.