Descrição de chapéu Obituário Marcos Alexandre de Souza Aranha Mello Mattos de Castro (1934 - 2018)

Mortes: Marcos de Castro foi leal até com a língua portuguesa

Jornalista se notabilizou por solidariedade e rigor no uso da linguagem

Paulo Gomes
São Paulo

"É comunista ou corrupto?", perguntou o militar, na ditadura, a um amigo de Marcos de Castro, então preso —o amigo apelava por sua soltura. Marcos era de esquerda. "Ruim", retrucou o militar. "Se fosse corrupto era mais fácil de soltar."

O jornalista era um alvo por escrever artigos contra a ditadura, mas não integrou movimentos considerados terroristas. Era fiador de Fernando Gabeira, então membro do MR8, e isso bastou.

Prezava por lealdade. Certa vez disse a um dos filhos: "Meu filhos, um homem não pode nem furar greve, nem ser dedo duro".

Outra convicção marcante que tinha era contra estrangeirismos. Quando perguntado se o nome da filha Luísa era com z ou s, e se tinha acento, respondia "da forma como é no Brasil. Em Portugal essa pergunta é inaceitável".

Nascido em Uberaba (MG), Marcos cresceu em um ambiente efervescente. O pai organizava encontros com muito samba e discussões políticas na casa da família —prática que ele replicaria—​, e a mãe tinha uma vasta biblioteca.

Cursou letras no Rio e fez carreira no Jornal do Brasil, onde entrou como revisor. Chegou a ser editor de esportes graças ao rigor na linguagem, combatendo lugares comuns. Mas durou pouco como chefe: assim que foi orientado a demitir alguém, recusou.

Durante 20 anos, foi leitor para cegos no Instituto Benjamin Constant. Só a família sabia. Não achava que solidariedade era para se capitalizar.

Morreu no último dia 22, aos 83. Foi enterrado com a bandeira do Flamengo e sob o canto do hino, o que ele dizia que seria seu maior momento como flamenguista. Deixa a mulher Helga, os filhos Emanuel, Luísa, Lúcio e Mateus, e dois netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.