Incêndio destrói centro de saúde indígena em Roraima

Órgão é responsável por prestar atendimento a 53 mil pessoas

Fabiano Maisonnave
Curitiba

Um incêndio destruiu nesta quarta-feira (21) o prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, em Boa Vista, responsável pelo atendimento de 53,2 mil pessoas.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) protocolará um pedido de investigação ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, em Boa Vista, destruído por incêndio
Sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, em Boa Vista, destruído por incêndio - Mayra Wapichana/Conselho Indígena de Roraima (CIR)

O fogo começou pela madrugada e até o final da manhã não havia sido controlado. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem preparar um laudo pericial sobre a causa do incêndio. Não há estimativa do prejuízo. 

De acordo com um levantamento preliminar do CIR, equipamentos e medicamentos novos que seriam distribuídos às comunidades foram destruídos, assim como veículos. O prédio passava por uma reforma na fiação.

O incêndio ocorreu em um momento de crescente tensão entre índios e não índios em Roraima. Uma recente operação do Exército e da PF retirou 1.900 garimpeiros da Terra Indígena Ianomâmi.

Por outro lado, os índios temem que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), cumpra a promessa de campanha de reverter a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e entregá-la para fazendeiros brancos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.