Descrição de chapéu Coronavírus

Réveillon e Carnaval em SP estão em risco por causa do coronavírus, diz governo

Gestão também alertou sobre região de Piracicaba, que pode atingir a ocupação total dos leitos de UTI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de João Doria (PSDB) afirmou nesta terça-feira (14) que os eventos que geram aglomeração, como o Réveillon e Carnaval, dependerão da existência de uma vacina contra o novo coronavírus e do comportamento da pandemia em 2021.

“Eventos onde não há controle de quantas pessoas participam e há aglomeração enorme não estão na visão próxima para o centro de contingência. Eles estão previstos, no mínimo, para a fase azul [quando terá a retomada total da economia] e não é uma situação que temos para as próximas semanas ou meses”, disse Paulo Menezes em entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Menezes afirmou que é compreensível a necessidade de planejamento para esse tipo de megaevento. "Mas frente à situação que temos hoje da pandemia e da ameaça de transmissão da população do estado de São Paulo, não é algo que o centro considera possível nesse momento."

João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê de Contingência contra o Coronavírus, também afirmou que tais eventos dependem de quando a vacina estará disponível ao menos para a população de maior risco.

Segundo Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, tanto o estado de São Paulo quanto a capital registraram índice 45% de isolamento na segunda-feira (13).

Após o estado registrar 4,8% de letalidade por coronavírus, o menor índice da série histórica, o governo divulgou quais municípios mantiveram as menores taxas de letalidade.

São eles Araraquara (1,17%), Taubaté (1,89%), Bauru (2,06%), Botucatu (2,14%), São Carlos (2,37%), Presidente Prudente (2,39%), Bragança Paulista (2,57%), São José dos Campos (2,73%), Araçatuba (2,9%) e São José do Rio Preto (2,94%).

Piracicaba registrou uma alta no número de casos e o governo afirmou que está alerta, já que a região poderá atingir a ocupação total dos leitos de UTI.

Por isso, os pacientes de cidade terão preferência, assim como os de Campinas, para atendimentos no hospital de campanha do Ibirapuera, na capital paulista. Também foram implementados 12 leitos de UTI do Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns.

Gabbardo disse que, por enquanto, a recomendação não envolve mudança de fase e a região permanece na fase 2 (laranja), classificada como fase de controle com possibilidade de abertura do comércio com restrições.

Até esta terça-feira (14), o estado contabilizou 386.607 casos de coronavírus e 18.324 mortes; sendo 417 registradas nas últimas 24 horas ---o número é o maior desde o último dia 23 de junho, quando o estado registrou 434 mortes em um dia.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI em São Paulo chegou a 66,2% e, na Grande São Paulo, em 64,9%. Os números também são mais altos se comparados com as últimas semanas, a última vez que o estado atingiu ocupação maior que a desta terça-feira foi no último dia 24 de junho, quando registrou 67,9% de ocupação nos leitos de UTI.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.