Descrição de chapéu interior de são paulo

Tempestade de poeira arrasta avião em Ribeirão Preto; veja vídeo

Companhia aérea diz que não houve feridos; ventos na cidade chegaram a 100 km/h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A tempestade de poeira que atingiu cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais na tarde deste domingo (26) arrastou uma aeronave no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

Os ventos de até 100 quilômetros por hora deslocaram o um avião modelo ATR-72-600, da Azul Linhas Aéreas, que estava estacionado no pátio do local.

Durante a tempestade na região norte da cidade, onde fica o aeroporto, outros objetos foram vistos voando na pista, pouco depois das 15h30.

O fenômeno climático —chamado haboob ou habub— não é muito comum e se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento.

Imagem mostra tempestade de poeira que atingiu Ribeirão Preto
Tempestade com poeira e ventania na tarde deste domingo, em Ribeirão Preto - Ricardo Canaveze/ACidade ON

Ele ocorre quando o ar frio desce em direção ao solo, gerando rajadas de vento em altas velocidades que empurram o ar para baixo e radialmente. Com isso, arrastam a poeira do chão.

A parede de poeira que se ergue pode ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.

Além de Ribeirão Preto, as nuvens de poeira foram registradas também em cidades como Franca, Orlândia, Dumont, Jardinópolis, Pradópolis, Guaíra, Morro Agudo, Viradouro e em municípios do Triângulo Mineiro.

Segundo a Azul, não houve feridos e, logo após o ocorrido, a aeronave foi inspecionada pela área de manutenção.

De acordo com a Defesa Civil de Ribeirão, as rajadas de vento provocaram estragos em cinco casas na região norte, onde fica o aeroporto Leite Lopes, danificaram semáforos e prejudicaram o abastecimento de água na cidade —em um momento em que o interior de Sâo Paulo já sofre com racionamento.

A temperatura despencou 13ºC em apenas 42 minutos em Ribeirão, passando de 34ºC, às 15h, para 21ºC, às 15h42.

Até o fim da manhã desta segunda-feira (27), a Secretaria da Infraestrutura recebeu 36 notificações de quedas de árvores na cidade e ao menos quatro semáforos ficaram inoperantes.

Devido à forte tempestade, a Prefeitura de Ribeirão está, desde domingo, fazendo reparos em toda a cidade. Vinte e nove poços artesianos foram desligados com o temporal, dos quais 28 já voltaram a operar.

A cidade também voltou a registrar chuvas significativas, o que não ocorria há meses. No distrito de Bonfim Paulista, por exemplo, foram 50 milímetros de precipitação pluviométrica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.