Descrição de chapéu Folha Verão

Posso entrar no mar? Veja a qualidade de cada praia brasileira

Levantamento da Folha classifica os pontos do litoral como 'bons' a 'péssimos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro , Ribeirão Preto, Recife e Porto Alegre

Na falta de um monitoramento em âmbito nacional, a Folha coleta há seis anos dados de órgãos ambientais de 14 estados sobre a balneabilidade de praias brasileiras. No buscador ao final, você pode conferir a situação de cada uma delas de 2016 a 2021.

O mar poluído é um termômetro da situação do saneamento básico no país, já que o parâmetro é a quantidade de coliformes fecais existentes na água. Nesse período, o Brasil não conseguiu avançar na qualidade de suas praias, o que reflete a lentidão em expandir a rede de coleta e tratamento de esgoto.

Praia Rio da Barra, em Trancoso, na Bahia - Eduardo Knapp/Folhapress

O período considerado é sempre de novembro a outubro, exceto no Paraná e no Rio Grande do Sul, que só fazem as medições na alta temporada. Pará, Piauí e Amapá não estão incluídos, porque não fazem o monitoramento ou não responderam.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus causou um apagão de dados. Mesmo com a volta da vida ao normal, alguns estados seguem com boa parte das coletas paralisada, como Rio de Janeiro e Pernambuco, que estão sem medição em metade dos pontos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.