Chuvas em Pernambuco deixam mais de 71 mil desabrigados e desalojados

Prefeitura do Recife inicia cadastramento de famílias para receber auxílio após temporais que provocaram 128 mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Mais de uma semana após as fortes chuvas que provocaram 128 mortes, o Grande Recife ainda possui mais de 71 mil pessoas fora de suas casas. Segundo informações do governo de Pernambuco divulgadas no domingo (5), há 61.596 desalojados e 9.631 desabrigados.

Os desabrigados e desalojados estão em 123 abrigos de 31 municípios.

Desalojados são pessoas que seguiram para a casa de familiares ou amigos após os desastres. Já os desabrigados são os que estão em instalações privadas ou públicas, como escolas.

O número de cidades que decretaram situação de emergência por conta das chuvas passou de 34 para 37. O governo estadual também havia decretado emergência na semana passada.

Homem retira calça de pilha de roupas
Moradores afetados pelas chuvas recebem doações de roupa de paróquia no Recife, nesta segunda (6) - Leo Caldas/Folhapress

Nesta segunda (6), a Prefeitura do Recife deu início ao cadastramento das famílias vítimas das chuvas para o pagamento do auxílio emergencial. Campanhas de doação foram abertas para ajudar famílias atingidas.

O governo estadual anunciou auxílio no valor de R$ 1.500. Já a prefeitura, por sua vez, pagará mais R$ 1.000.

Agentes comunitários realizam as visitas nas localidades mais afetadas pelas chuvas para confirmar os danos patrimoniais relatados pelos moradores. Haverá ainda o cruzamento dos dados colhidos com a base do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Recife registrou chuvas moderadas e ocasionalmente fortes ao longo desta segunda.

Há alerta para as regiões do Agreste e da Zona da Mata Sul de Pernambuco. A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) prevê chuvas moderadas.

A tragédia das últimas semanas superou as cheias de 1975, quando 107 pessoas morreram no estado. A enchente de maio de 1966 matou 175 pessoas e continua sendo considerada o maior desastre da história de Pernambuco.

No Recife, a prefeitura aplicou apenas 17% das verbas disponíveis para urbanização de áreas de risco nos últimos dez anos, conforme mostrou a Folha​.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.