Descrição de chapéu clima

São Paulo teve a menor temperatura máxima deste inverno neste sábado

Em média, termômetros da capital paulista marcaram máxima de 13,8°C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste sábado (20), foi registrada a menor temperatura máxima média deste inverno na cidade de São Paulo, 13,8°C. A média considera todos os locais de medição do município.

Já a menor máxima absoluta da data —ou seja, a temperatura mais alta aferida em um único local neste dia— ocorreu em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, onde os termômetros marcaram 12,1°C.

Os dados foram divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Na sexta-feira (19), já havia sido registrada a menor temperatura mínima média deste inverno paulistano, 8,5°C. A menor mínima absoluta na sexta também pertenceu a Parelheiros. Por lá, durante a manhã, os termômetros chegaram a marcar 6,5°C.

Movimento na estação Pedro II, linha 3-vermelha do metrô, na manhã da última sexta-feira (19), dia mais frio deste inverno paulistano. - (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, Cotidiano)

Este sábado também marcou a segunda menor mínima média deste inverno na capital, 8,6°C. A menor mínima absoluta foi registrada em Parelheiros, 6,4°C.

Antes deste final de semana, a marca de dia com a menor mínima nesta estação em 2022 pertencia ao último 11 de agosto, quando a média foi de 9,7°C. Já a menor mínima absoluta neste inverno foi registrada em 1º e 6 de julho, 4,7°C, em Engenheiro Marsilac, zona sul da capital.

Apesar dos números recentes, a menor mínima do ano pertence ao outono. Em 20 de maio, registrou-se 6,3°C na média da cidade. Já a menor mínima absoluta aconteceu na madrugada de 13 de junho, 0,7°C em Engenheiro Marsilac.

Thomaz Garcia, meteorologista do CGE, reforça que frentes frias associadas a passagens de massas de ar de origem polar são comuns no inverno, que se caracteriza por ser frio e seco na cidade, mas o outono de 2022 superou, pelo menos até então, nesse sentido.

"Esses fenômenos juntos não foram tão intensos [no inverno] quanto os registrados em maio, ainda no outono deste ano", afirma Garcia.

Nos próximos dias, segundo Garcia, o ar frio continuará atuando e gerando baixas temperaturas, principalmente nas madrugadas paulistanas. "A partir da próxima terça-feira (23), o ar seco ganha força e a tendência é de predomínio de sol e temperaturas em gradual elevação", diz.

O domingo (21) terá muitas nuvens e sensação de frio, mas o sol deve aparecer. Não há expectativa de chuva. Os termômetros devem oscilar entre 9°C e 17 °C.

Na segunda-feira (22), o frio começará a dar uma trégua, e o sol deverá aparecer em meio a muitas nuvens. A mínima prevista é de 9°C, e a máxima, de 19°C. Também não há previsão de chuva.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na sexta alerta laranja de risco de queda de temperatura para 14 estados, incluindo São Paulo. Essa classificação indica a possibilidade de a temperatura cair mais de 5°C, oferecendo risco à saúde, segundo o instituto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.