Descrição de chapéu chuva

Frente fria chega a SP e faz tempo virar na noite de sábado (3); veja previsão

Domingo deve ser nublado e com garoa na capital; no Sul, há risco de geada no fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mês de setembro se inicia com a chegada de uma nova frente fria em São Paulo. Após breve elevação da temperatura nesta quinta (1º) e sexta (2), uma massa de ar frio vinda do Sul do país irá diminuir os termômetros na região metropolitana no final de semana, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo.

O primeiro dia do mês foi marcado pela alta amplitude térmica -diferença entre as temperaturas mínima e máxima. Se na madrugada os termômetros chegaram a marcar 4,5°C em bairros da zona sul, a máxima poderia chegar a 25°C nesta quinta na capital.

A sexta promete ser ensolarada e sem nuvens, de acordo a entidade, com mínima de 12°C e máxima de 27°C. Com o ar seco, não há previsão de chuva, e a umidade deve seguir baixa, alcançando o índice de 28%.

Uma pessoa de costas, vestida com um casaco preto, segura um guarda-chuva preto, enquanto anda pelo Viaduto do Chá, debaixo de garoa.
Pedestre se protege do frio e da garoa no Viaduto do Chá, na região central de São Paulo - Rivaldo Gomes - 29.ago.2022/Folhapress

"No sábado [3], teremos a aproximação de uma frente fria, que causará chuvas no Sul do Brasil, primeiramente. Porém, como ela passa afastada do oceano, não deve trazer grandes volumes para São Paulo", informa Adilson Nazario, técnico de meteorologia do CGE.

O final de semana começa com poucas nuvens, céu aberto e sol, com mínima de 14°C e máxima de 26°C. No entanto, com o avanço da frente fria, a temperatura começa a declinar no fim da noite, com possibilidade de garoa.

"O domingo [4] será um dia 'friozinho', bem fechado e com garoa leve, com mínima de 13°C e máxima de 16°C", relata Nazario. "Como o vento no litoral vai soprar contra a costa de São Paulo, irá potencializar a sensação de frio ao longo do dia."

O técnico diz que as temperaturas mais baixas tendem a continuar na cidade na segunda-feira (5), com mínima de 13°C e máxima de 17°C. A partir de terça (6), os termômetros voltam a subir gradativamente.

Previsão de geada na região Sul e tempo seco no Centro-Oeste

A frente fria que chegará a São Paulo no sábado já está avançando sobre a região Sul nesta quinta, de acordo com a MetSul.

"O sol apareceu em todo o Rio Grande do Sul durante a manhã desta quinta, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia no estado. Áreas de instabilidade começam a ingressar pela região de Uruguaiana e trazem chuva da tarde para a noite em cidades do oeste, do centro e o sul gaúcho", diz a empresa.

Há previsão de trovoadas e pancadas em pontos isolados. A chuva deve chegar a Porto Alegre na sexta e, no sábado, a Santa Catarina e ao Paraná, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com o fim das chuvas no domingo, uma massa de ar frio pode pairar sobre a região Sul, derrubando as temperaturas. "Há previsão de geada entre domingo e segunda em grande parte da região Sul", alerta o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet.

Em relação ao restante do país, Melo destaca a massa de ar seco que cobre toda região central do Brasil. O Inmet está com alerta de perigo de baixa umidade na região.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.