Operação no Complexo da Maré deixa 5 mortos e fecha vias no Rio

Segundo a polícia, suspeitos foram baleados e morreram; Linha Vermelha teve trânsito interrompido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

Uma operação policial no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, deixou cinco mortos e causou a interdição do trânsito na Linha Vermelha e na Linha Amarela nesta segunda (26). Além disso, 26 pessoas foram presas —entre elas, seis estavam feridas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a operação foi realizada para conter investidas de uma facção criminosa contra outra nesta região. O coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, confirmou que três dos suspeitos foram feridos em confronto e morreram.

Segundo a Secretaria de Estado de PM, o socorro de dois dos suspeitos foi feito ao Hospital Federal de Bonsucesso, "onde vieram a óbito".

Ao todo, de acordo com a polícia, houve a apreensão de sete fuzis, oito pistolas, uma réplica de arma arma de pressão, de uma granada, cerca de uma tonelada de maconha e 48 frascos de lança-perfume.

Motoristas e passageiros abandonam veículos e se abrigam de tiroteio na Linha Vermelha, Rio de Janeiro.
Motoristas e passageiros abandonam veículos e se abrigam de tiroteio na Linha Vermelha - Reprodução/TV Globo

Segundo divulgado pela Polícia Militar em suas redes sociais, a operação se concentra nas comunidades da Vila do João e Vila dos Pinheiros e conta com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Passageiros de ônibus relataram nas redes sociais intensa troca de tiros na Linha Vermelha, no trecho próximo à Linha Amarela. O COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio) informa que há bloqueios intermitentes nestas vias expressas e recomenda aos motoristas a avenida Brasil como alternativa.

Conforme informado pela Secretaria de Estado da PM, policiais militares do 22º Batalhão de Polícia Militar, no Maré, e do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) interromperam, de forma preventiva, o fluxo da Linha Vermelha para resguardar usuários da via.

Nas redes sociais, uma jovem postou uma foto ensanguentada e afirmou que foi pisoteada na saída de um baile funk que ocorria, no momento em que a Polícia Militar entrou na Maré. A polícia ainda não se manifestou a respeito.

Foto da mão de uma mulher com vários ferimentos
Mão de jovem que diz ter sido pisoteada na saída de um baile funk, que ocorria no momento em que a Polícia Militar entrou na Maré - Reprodução/Redes sociais

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que o Centro Municipal de Saúde do João e outras duas clínicas, localizadas no complexo, interromperam o funcionamento devido ao confronto.

Já a Secretaria Municipal de Educação disse que "35 unidades escolares da região foram fechadas, prestando atendimento remoto, para garantir a segurança dos alunos e funcionários".

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui seu maior campus localizado na Ilha do Fundão, próximo à Maré, também suspendeu as aulas devido aos tiroteios na região.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.