Prefeitura muda horário de feiras livres em São Paulo; veja como fica

Bancas devem começar a ser montadas às 7h, para início de funcionamento às 8h; encerramento passa de 13h para 14h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo mudou o horário de funcionamento das feiras livres na capital paulista. Segundo decreto publicado no último sábado (3), a comercialização deverá ser realizada entre 8h e 14h. Até então, a permissão era entre 7h30 e 13h.

De acordo com o decreto, o descarregamento de equipamentos e mercadorias e a montagem das bancas devem ocorrer entre 7h e 8h, ou seja, não mais invadindo o fim da madrugada e o início da manhã.

Cliente em barraca de frutas em feira livre na rua Ministro Godói, em Perdizes, zona oeste de São Paulo; funcionamento tem novo horário - Rivaldo Gomes - 9.ago.22/Folhapress

O decreto também determina que entre 14h e 14h45 devem ocorrer a desmontagem das bancas e o carregamento dos caminhões com os equipamentos e as mercadorias, para todos os grupos de comércio.

Neste horário, diz o texto, é preciso deixar todo o lixo devidamente ensacado, "de modo que o local de funcionamento da feira esteja absolutamente livre e desimpedido de pessoas e coisas, permitindo a circulação de veículos e a execução de serviços de limpeza e higienização".

Atualmente, são mais de 940 feiras realizadas em toda a cidade, segundo a Secretaria Municipal de Subprefeituras.

As mudanças de horário, que já estão valendo, foram citadas pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no último dia 25 de agosto, durante cerimônia que comemorou os 108 anos de feiras livres na cidade de São Paulo.

A prefeitura também pretende implantar QR codes nas bancas para que o consumidor conheça o nome do comerciante e tenha outras informações do local.

Também foi anunciado o projeto-piloto de instalação de banheiros, começando em 108 feiras livres. De acordo com o secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, Carlos Eduardo Fernandes, serão duas cabines, sendo uma para pessoas com deficiência. A previsão é que a instalação, em regime de teste, seja feita a partir da segunda quinzena de setembro.

Horários - como fica

7h às 8h
descarregamento de equipamentos e produtos, e montagem das barracas

8h às 14h
funcionamento da feira livre

14h às 14h45
desmontagem e carregamento de equipamentos e produtos; via precisa ficar livre com lixos ensacados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.