Descrição de chapéu chuva

Tempestades e chuva de granizo devem atingir a região Sudeste até sexta (7)

Previsão aponta risco de chuva forte e queda de granizo em todos os estados até o fim da semana, segundo Climatempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As tempestades que atingiram parte de Minas Gerais no início dessa semana devem continuar ocorrendo em todo os Sudeste até sexta-feira (7), de acordo com a Climatempo. A previsão indica o risco de chuvas fortes, trovoadas e novos episódios de queda de granizo, como o que ocorreu na rodovia Fernão Dias, na região de São Gonçalo do Sapucaí, nesta segunda (3).

Mulher no meio do parque da Água Branca, caminha embaixo de guarda-chuva.
Pedestre encara chuva no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa - 26.set.2022/Folhapress

A meteorologista Carine Gama, da Climatempo, explica que essas chuvas são a combinação de diversos fatores, como "a circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera, o calor em superfície, o corredor de umidade que vem da região Norte e, agora, a chegada de uma frente fria". No sul de Minas, a topografia acidentada também contribui para a formação de granizo.

Todos esses fatores associados geram condições para novos temporais já nesta terça-feira em Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo.

"Amanhã [5] também tem uma baixa pressão se formando entre o Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul, que vai dar origem a uma nova frente fria no final da quarta", informa Gama. Esse evento aumenta o risco de temporais para São Paulo, incluindo a capital, e Rio de Janeiro a partir de quinta (6) e em Minas e Espírito Santo na sexta.

A chegada da frente fria, no entanto, não deve derrubar as temperaturas na região. "Em todos esses dias, há risco de alagamento, inundações e, eventualmente, alguma enchente. Na quarta, a possibilidade de granizo diminui, mas retorna na quinta", afirma a meteorologista.

O tempo tende a seguir chuvoso até sexta-feira. A previsão é de melhora no final de semana, quando o sol deve aparecer de novo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.