Chuvas de granizo causam estragos em ao menos 4 estados e no Distrito Federal

Um homem de 60 anos morreu em Minas Gerais após ser atingido por um muro que caiu na cidade de Piraúba, na Zona da Mata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte e Ribeirão Preto

Fortes chuvas com ocorrência de granizo foram registradas em diferentes estados nesta terça-feira (8). Há registros do fenômeno climático pelo menos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Chuvas de granizo são comuns nesta época do ano, devido ao calor e alta umidade do ar. Essa combinação é a responsável pela formação de nuvens carregadas que provocam as tempestades de granizo, segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Ruas cobertas por gelo após chuvas na cidade de Poço Fundo (MG)
Cidade de Poço Fundo foi uma das atingidas pelas fortes chuvas de granizo na tarde desta terça (8), no sul de Minas Gerais - Defesa Civil de Poço Fundo

No entanto, segundo ele, não é comum a ocorrência desse fenômeno com uma abrangência tão grande, atingindo diferentes regiões do país no mesmo dia. Normalmente, chuvas de granizo ocorrem de forma localizada em uma determinada região.

Em Minas Gerais, o sul do estado foi a região mais afetada. Cidades como Alterosa, Campos Gerais, Poço Fundo e Alfenas ficaram com ruas cobertas por gelo.

Telhados de casas foram quebrados pelas pedras de gelo e carros ficaram danificados.

Um homem de 60 anos morreu após ser atingido por um muro que caiu na cidade de Piraúba, na Zona da Mata.

No Triângulo Mineiro, em Uberaba, uma unidade de saúde foi interditada após a forte tempestade. Pacientes que estavam internados ou aguardavam atendimento precisaram ser transferidos.

Segundo a Defesa Civil estadual, as equipes de atuação estão sendo reforçadas para fazer frente aos efeitos causados pelo período chuvoso. O órgão conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e das Defesas Civis Municipais.

Já no Rio, diversos bairros da capital foram atingidos pelo temporal desta terça-feira. Houve registro de granizo em Jacarepaguá, na zona oeste.

Em Goiás, uma tempestade na região sudeste do estado danificou lavouras de soja. Foram atingidas cidades como Catalão, Urutaí e Ipameri.

No Sul do país, a serra catarinense foi atingida por granizo em cidades como São Joaquim e Urubici no decorrer da tarde desta terça. A queda de granizo durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente para cobrir estradas e obrigar motoristas a pararem à espera de reboque.

Para esta quarta-feira (9), segundo o Inmet há tendência de chuva forte, com risco de nova ocorrência de granizo. As regiões em alerta são o sul e centro-oeste de Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro, o norte de São Paulo e Vale do Paraíba, bem como Goiás e o Distrito Federal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.