Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Com fim de bloqueios, cidades do interior de SP retomam coleta de lixo

Grupo de municípios iria suspender o serviço porque não conseguia levar o material até o aterro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Um grupo de cidades do interior de São Paulo disse nesta quinta-feira (3) que conseguirá retomar a totalidade da coleta de lixo. O serviço na região estava ameaçado devido aos bloqueios ilegais em rodovias feitos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), o que dificultava a circulação do material.

A Prefeitura de Amparo (90 km ao norte da capital paulista) chegou a anunciar a suspensão da coleta de lixo em todo o município, incluindo o resíduo hospitalar, a partir desta quinta. Mas conseguiu contornar a situação com uma parceria com a cidade de Itapira.

Trator amarelo opera em cima de um grande volume de lixo em área de transbordo em Amparo
Operação em área de transbordo de lixo em Amparo, que recebe resíduos de oito cidades do interior paulista e de uma de Minas Gerais. Local atingiu limite de capacidade - Reprodução / Prefeitura de Amparo

Amparo mantém um ponto de transbordo no qual municípios da região —Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Tuiuti, Morungaba, Vargem, Pinhalzinho e Toledo (esta em Minas Gerais)— depositam seus resíduos.

Desse ponto, o lixo é enviado para o aterro de Paulínia.

Esses municípios integram o Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas). De acordo com a Prefeitura de Amparo, todos eles precisariam suspender a coleta de lixo porque o transbordo que recebe os resíduos atingiu o limite da capacidade durante os três dias de bloqueio das rodovias, já que não foi possível levar o material para Paulínia.

"O transbordo já não tinha mais capacidade e tinha atingido o limite de capacidade de operação", informou a gestão municipal.

Em reunião na quarta-feira (2) entre as cidades que usam o transbordo, foi feita uma parceria com Itapira para que ela receba a maior parte do lixo dos municípios do consórcio quinta e sexta (4) —apenas Vargem e Toledo vão concentrar seus resíduos em Socorro nesses dois dias.

"Com a parceria, a coleta de lixo nesses municípios foi normalizada nesta quinta-feira. Devido à distância ser maior, o serviço pode registrar algum atraso nestes dois dias", informou a Prefeitura de Amparo.

A partir de sábado (5), os resíduos voltam a ser levados para o transbordo de Amparo, que deverá estar com a capacidade de operação normalizada, segundo a gestão municipal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.