Descrição de chapéu Obituário Julieta Miranda Isensee (1927 - 2022)

Mortes: July era referência no colunismo social

Colunista fez amizades com personagens baianos, como o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Julieta Miranda Isensee tinha uma rotina baseada em recepções, organizar festas, frequentar restaurantes, promover encontros com amigos e visitar exposições de arte. Tais hábitos fizeram dela uma proeminente colunista social, com quase 60 anos de carreira, na Bahia.

Foi em 1963 que July, como costumava assinar sua coluna, entrou no jornal A Tarde, em Salvador, inicialmente para atuar no caderno de esportes, a convite da amiga Regi Catharino, então titular da coluna social do diário centenário.

Mas no ano seguinte foi designada a escrever sobre os eventos frequentados pelos baianos de destaque, depois que a amiga deixou a publicação. Desde então, July se tornou uma das principais referências do colunismo social no estado.

Julieta Miranda Isensee (1927-2022)
Julieta Miranda Isensee (1927-2022) - Arquivo pessoal

Fruto do casamento de Noemia Miranda com Hermann da Rocha Isensee, July desenvolveu inúmeras amizades com personagens baianos, como o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, conta uma das sobrinhas dela, a também jornalista Alexandra Isensee.

Para além da vida profissional, prossegue Isensee, a tia tinha outras paixões, como apreciar pratos à base de massas, ouvir Frank Sinatra, fazer viagens e torcer pelo Vitória —era conselheira do clube.

Prestes a completar seis décadas à frente da coluna do jornal, aos 95 anos, July sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que lhe tirou a vida no último dia 3. A família planejava, para 2023, comemorar 60 anos de colunismo social, no mesmo jornal, na mesma função.

"Minha tia foi, e permanecerá sendo, um modelo de jornalismo e ética profissional. Ela me incentivou a escolher a mesma profissão, que desempenho com amor e dedicação, como ela sempre o fez, até o mês passado", disse a sobrinha, que substituirá July na coluna.

Nascida na capital baiana em 25 de setembro de 1927, July foi sepultada no cemitério Jardim da Saudade, no último dia 4 de novembro. Sem filhos, a colunista deixou, além de Isensee, sobrinhos e demais familiares.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.