Árvore cai, abre buraco em prédio e fica presa em apartamento na zona sul de SP

Queda assustou vizinhos e mobilizou equipes dos bombeiros e da Defesa Civil; ninguém ficou ferido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma árvore de grande porte caiu na tarde de terça-feira (6) e danificou a fachada de um prédio no bairro Real Parque, na zona sul de São Paulo.

O impacto provocou buracos na lateral do prédio e a árvore ficou presa em um apartamento, na altura do terceiro andar. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, que não deixou feridos.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Butantã, foi ao local da ocorrência e identificou que se trata de queda de árvore em área particular. A retirada da árvore, segundo a Subprefeitura Butantã, deve ser feita pelo condomínio.

A Folha contatou a administradora do condomínio por telefone, mas não houve posicionamento

Tronco e galhos atravessaram a parede de apartamento em prédio na zona sul - Rubens Cavallari/Folhapress

A árvore estava em um terreno na rua Barão de Campos Gerais, que não tem construções e possui bastante vegetação, além de outras árvores de grande porte. O prédio atingido fica na rua São Paulo Antigo.

A queda ocorreu por volta das 13h30, segundo trabalhadores da região, e deixou muita gente assustada por conta do barulho.

"Eu estava no prédio onde trabalho, escutei o barulho e saí correndo para fora. Pensei que fosse uma parede. Nunca ia imaginar que era uma árvore que estava caindo", conta o zelador Janio Rodrigues, que trabalha próximo do local onde ocorreu a queda.

"Eu vi a árvore caída sobre o outro prédio, com aqueles buracos enormes. Foi assustador. Fiquei meia hora em choque, tremendo. Todo mundo saindo na janela", lembra.

Jandiara Ferreira, dog walker e moradora do bairro, afirma que a árvore foi podada há cerca de um ano por conta de galhos que estavam encostando no prédio.

"A árvore é muito antiga. Eu trabalho aqui há nove anos e ela já estava aí. Há cerca de um ano, pintaram o prédio e pediram para fazer uma poda porque os galhos são grandes e estavam pegando na parede. Só sei que foi um barulho enorme e deixou muita gente assustada", diz.

Impacto provocou danos na fachada do prédio - Rubens Cavallari/Folhapress

O apartamento atingido, segundo a Subprefeitura Butantã, foi interditado e tem prazo de cinco dias "para que as medidas de saneamento do risco sejam adotadas pelo condomínio".

Queda de árvores

A SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana) informou que a Defesa Civil atendeu 30 ocorrências de queda de árvores, das 7h de terça (6) até 7h de quarta-feira (7), sendo três na Zona Norte, três na Zona Leste, 14 na Zona Sul, e 10 na Zona Centro-Oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.