Descrição de chapéu clima chuva

Defesa Civil alerta para chuvas intensas a partir desta terça (27) em SP

Regiões como Campinas, Sorocaba, Araraquara e Serra da Mantiqueira demandam atenção para risco de enchentes e deslizamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta um alerta para todo o estado indicando chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento, entre esta terça-feira (27) e sexta (30).

De acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), a onda de temporais é causada pela aproximação de uma frente fria vinda do Sul a partir desta madrugada. Há risco de transtornos como enchentes, alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas mais vulneráveis.

Chuva no bairro de Perdizes, em São Paulo - Danilo Verpa - 26.set.2022/Folhapress

Em especial, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuva com acumulado de 155 mm na região de Campinas e Sorocaba, de 150 mm na Serra da Mantiqueira, de 145 mm na região do Vale do Paraíba e de 140 mm em Araraquara e Bauru.

Outras regiões, como próximo aos municípios de Barretos, Ribeirão Preto e Franca (125 mm), Itapeva e Registro (135 mm) e na Baixada Santista (130 mm) terão precipitação acumulada acima de 120 mm.

A Defesa Civil recomenda medidas preventivas como não atravessar ou adentrar enchentes e ficar atento ao menor sinal de movimentação do solo.

Na última semana de 2022, a expectativa é de pancadas de chuva e leve queda na temperatura na cidade de São Paulo e no litoral paulista.

Na terça, a cidade de São Paulo deve ter mínima de 19°C e máxima de 26°C, e o céu deve permanecer nublado ao menos até quinta (29), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Quem estiver na Baixada Santista e no litoral norte do estado deve encontrar clima semelhante. Haverá sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia nesta segunda-feira, com tempo nublado a partir de quarta (28).

Segundo a agência Climatempo, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) deve se formar entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, intensificando as chuvas e provocando leve queda nas temperaturas. A previsão indica mínima de 20°C até quarta em todo o litoral, mas a temperatura cai um pouco a partir de quinta, com mínima de 17°C.

O volume de chuvas na capital e no litoral paulista aumenta com a formação da zona de convergência, porém ainda ficará abaixo de outras regiões que já enfrentam fortes temporais, como o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo.

Na quinta, quando a chuva deve se intensificar, a precipitação pode chegar a 50 mm em Santos —mais do que o registrado em qualquer dia de dezembro.

No Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira, bem como no sul de Minas, pode haver tempestades com alto volume de chuvas e rajadas de vento, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra nessas localidades.

A chuva persistente e as temperaturas ligeiramente mais baixas devem marcar este verão. A estação começou na última quarta-feira (21) sem o calorão esperado para esta época do ano.

Segundo o CGE da Prefeitura de São Paulo, o verão na capital deve ser marcado por chuvas irregulares, e a expectativa é que o volume de água fique próximo ao esperado para o período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.