Descrição de chapéu Cracolândia

Homem é preso ao ser flagrado furtando mochila de carro no centro de São Paulo; veja

Crime ocorreu na av. Rio Branco, onde ataques a motoristas se tornaram recorrentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem flagrado furtando uma mochila em um veículo parado na avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (14).

Equipes da 1ª Delegacia Seccional Centro detiveram o homem na mesma via em que ele cometeu o crime, nas proximidades de um dos fluxos, como são chamadas as aglomerações de dependentes químicos da cracolândia.

Segundo o delegado Roberto Monteiro, chefe da seccional, o homem foi preso em flagrante por furto qualificado, uma vez que o crime teria ocorrido horas antes da prisão.

Homem foi flagrado no momento em que furtou mochila de carro parado na avenida Rio Branco, no centro de São Paulo - Reprodução

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que o preso busca pertences dentro de um carro que estava parado na avenida Rio Branco. O homem se aproveitou que o veículo estava vazio para furtar uma mochila que estava no carro. Ele estava acompanhado de um outro homem, que recebe a mochila pouco tempo depois.

O automóvel estava parado na via após o motorista ter seu celular tomado por um outro bandido. Na intenção de recuperar o bem, ele abandonou o veículo e correu atrás do criminoso.

Ao ser preso, o homem usava a mesma camiseta que vestia ao cometer o crime. Ele também foi reconhecido devido à bota ortopédica que usa em uma das pernas.

Segundo a Polícia Civil, o preso foi levado para o 3° DP (Campos Elíseos). Outras duas pessoas foram detidas por receptação de celular. A polícia espera a presença de possíveis vítimas para reconhecimento.

Em depoimento, a vítima narrou na delegacia que, ao notar ter sido furtado, desligou o carro e passou a perseguir o ladrão. Na sequência, ele ouviu o barulho da sirene de uma viatura da Polícia Militar.

Os policiais então o teriam ajudado na abordagem ao ladrão, que nessa altura já havia jogado o celular no chão. No entanto, ainda conforme a vítima, os próprios policiais o desencorajaram a prestar queixa, sob a justificativa de que "tomaria canseira e nada seria feito".

O homem então retornou para o seu veículo e notou que sua mochila tinha sido levada. Dentro dela estavam uma lâmpada com um difusor usado para iluminação de fotografia e uma maleta com outro difusor, fone de ouvido e uma caixa de som portátil.

Foram os policiais civis que localizaram a vítima.

Com o vídeo da ação em mãos, policiais foram até a avenida Rio Branco e encontraram o ladrão, identificado como Sergio de Souza, 31.

Na delegacia, Souza confessou o crime. Conforme ele, estaria junto de um comparsa e que, uma vez verificado que o veículo estava sem o motorista, aproveitou-se e subtraiu a mochila preta e outros objetos que estavam no banco do passageiro. Afirmou que se desfez dos objetos logo após o crime entregando a terceiro.

Souza foi preso por furto qualificado e associação criminosa.

Durante a tarde, policiais militares também abordaram suspeitos na avenida Rio Branco. As ações no local ocorreram após encontro entre o delegado Roberto Monteiro, titular da 1ª Secional Seccional, e o secretário-executivo da Polícia Militar, coronel Alvaro Camilo, na noite de terça-feira (13).

Policiais militares abordaram suspeitos na avenida Rio Branco
Policiais militares abordaram suspeitos na avenida Rio Branco - Danilo Verpa/Folhapress

A Folha mostrou recentemente que a avenida Rio Branco virou um ponto de roubos e furtos. Moradores relatam insegurança em passar pelo local de carro ou a pé.

A reportagem teve acesso a vídeos que mostram a ação de homens e mulheres, que agem em bando.

Os motoristas são atacados quando param no semáforo do cruzamento da avenida Rio Branco e da rua General Osório. As imagens mostram quando grupos vão em direção aos automóveis e tomam pertences que estão dentro dos veículos
Motoristas são atacados quando param no semáforo do cruzamento da avenida Rio Branco com a rua General Osório. As imagens mostram quando grupos vão em direção aos automóveis e roubam pertences que estão dentro dos veículos - Reprodução/TV Folha

Os motoristas são atacados quando param no semáforo do cruzamento da avenida Rio Branco com a rua General Osório. As imagens mostram quando grupos vão em direção aos automóveis e roubaram pertences de que estão nos veículos. Um motorista assustado com a ação chega a subir na calçada para fugir.

Já os pedestres são abordados enquanto estão em pontos ônibus ou caminhando pela via.

Em nota, encaminhada no final de novembro, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) disse que as polícias Civil e Militar atuam diariamente na região com a realização de ações de investigação e policiamento preventivo e ostensivo para combater todas as modalidades de crimes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.