Descrição de chapéu Cracolândia

Usuários de drogas pintam rua para demarcar espaço na cracolândia em São Paulo

OUTRO LADO: Secretaria diz que atuação dos agentes do estado na cracolândia é prioridade para a atual gestão; prefeitura não se manifesta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Usuários de drogas que se fixaram na rua Vitória, no bairro Campos Elíseos, centro de São Paulo, pintaram com tinta branca uma parte da via para demarcar o espaço ocupado por eles. A ação, segundo os moradores, ocorreu nesta terça-feira (10).

A rua Vitória abriga um bom número de frequentadores da cracolândia desde que o fluxo, como é chamada a aglomeração de usuários, ficou mais disperso.

A cena foi registrada por moradores. Uma foto a que a reportagem teve acesso mostra a dificuldade que um motorista de ônibus tem para passar pela rua. Outra registra o exato momento em que um homem pinta a linha.

Ônibus trafega em meio aos usuários de drogas que permanecem na rua Vitória
Ônibus trafega em meio aos usuários de drogas que permanecem na rua Vitória, no centro de São Paulo - Leitor

A pintura foi feita entre as ruas Conselheiro Nebias e Guaianases. O local escolhido pelos usuários fica em frente a um estacionamento.

Questionada sobre o fato, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que atuação dos agentes do estado na região da cracolândia é prioridade para a atual gestão, que desenvolve novo plano de trabalho multidisciplinar para garantir o combate ao tráfico de drogas e o atendimento aos usuários.

Conforme a pasta, o atual delegado seccional do centro, Jair Ortiz, estuda a questão desde 2015 e fez intercâmbio com polícias de outros países que combateram com sucesso o tráfico de entorpecentes regionalizado.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo não se manifestou.

Moradores e comerciantes da rua se dizem sitiados com o número de traficantes e usuários de drogas que ocupam o local. Conforme os relatos, há momentos do dia em que a via fica totalmente interditada. Serviços como a entrega de alimentos e o uso de carros de aplicativos estão sendo afetados, segundo um aposentado de 63 anos, que pediu para não ser identificado por temer represálias.

O morador afirmou que entende que o novo governo precisa de tempo, mas que o dia 23 de janeiro, data em que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que fará uma reunião para tratar o tema, ainda está longe e que uma solução imediata, nem que seja paliativa, é necessária.

Momento em que dependente químico pinta a rua para separar usuários dos veículos
Momento em que dependente químico pinta a rua Vitória, no centro de São Paulo, para separar usuários dos veículos - Leitor

De acordo com o aposentado, 40 famílias, além de proprietários de lojas, estão sendo prejudicados pela cracolândia.

A reportagem também conversou com uma comerciante de 50 anos, que preferiu manter o anonimato. Para ela, a pintura clandestina da rua é um sinal de descaso do poder público. A mulher se disse revoltada com a permanência da cracolândia na rua Vitória e que isso tem deixado moradores e comerciantes doentes.

Uma pensionista de 63 anos, que pediu para não ser identificada, relatou não deixar mais a janela aberta para que a fumaça de cachimbos usados para consumir crack não invada sua residência. Ela acrescentou que não está sendo respeitado o seu direito de ir e vir na região.

A nota encaminhada pela SSP diz que a Polícia Militar intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em toda região central de São Paulo e periodicamente reorienta as equipes nas áreas com maior incidência criminal.

A Polícia Civil, ainda segundo a secretaria, continua realizando ações constantemente com trabalho de inteligência e investigação para identificar e prender os criminosos envolvidos, principalmente, em crimes de tráfico de drogas e contra o patrimônio nas ruas do centro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.