Descrição de chapéu yanomami

Artistas indígenas criam ilustrações sobre o povo yanomami

Conheça o trabalho das ativistas Renaya Dorea e Moara Tupinambá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas artistas indígenas de diferentes regiões do país foram convidadas pela Folha a retratar em imagens o drama do povo yanomami.

O crescimento e a consolidação do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, provocaram uma crise humanitária, sanitária e de saúde entre os indígenas, com a explosão de casos de malária, desnutrição grave e outras doenças associadas à fome.

Conheça as artistas:

RENAYA DOREA

Ilustração de Renaya Dorea mostra, sobre um fundo vermelho com textura de tecido, uma bandeira do Brasil alterada. Em branco, o losango é formado por penas estilizadas. O círculo também em branco, traz elementos e grafismos indígenas. A faixa traz as palavras: "Brasil terra indígena."
Ilustração de Renaya Dorea sobre o povo yanomami

Renaya Dorea cresceu em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. É formada em artes e design pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais, e em fotografia expandida pela EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), no Rio de Janeiro. Também estudou TV e novas mídias na EICTV (Escola Internacional de Cinema e Televisão, em português), de Cuba.

Neta e tataraneta de indígenas, Renaya se identifica como "artivista" multidisciplinar afro-indígena. Seu trabalho dialoga com as poéticas da diáspora africana por meio da autorrepresentação de mulheres afrolatinas em múltiplas linguagens —ilustração, cinema, grafite, pintura e design.

Renaya Dorea - Arquivo Pessoal

É integrante da Apan (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e cofundadora do Coletivo Descolônia, que pesquisa e produz arte pensando o processo de descolonização.

A artista é também diretora e produtora do documentário "Afrodites" (2016) e do curta "Suellen e a Diáspora Periférica" (2020), vencedor do prêmio Arte Como Respiro, do Itaú Cultural. É, ainda, idealizadora do projeto #sereiasdamata, com o qual já pintou mais de 80 murais de sereias negras pelo Brasil.

Mora entre Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e trabalha como designer para o Blogueiras Negras.

MOARA TUPINAMBÁ

Ilustração de Moara Brasil mistura técnicas de colagem com pintura. Ela mostra vários indígenas alinhados da esquerda para a direita da cena, ocupando a área central do quadro. Abaixo deles, uma imagem aérea de uma terra desmatada, com pequenas partes ainda verdes. No centro, a representação científica de um vírus, em tons de azul. Acima dos indígenas, uma espécie de tenda azul é enfeitada com libélulas. O céu é vermelho, dos dois lados aparecem mais dois vírus. No centro, uma mão segura uma pedra de ouro. Uma faixa de ponta a ponta cobre os corpos dos indígenas. Ela também traz imagens de satélite de terras desmatadas.
Ilustração de Moara Tupinambá sobre o povo yanomami

Moara Tupinambá é indígena de ascendência tapajônica, da região de Santarém (PA). Nasceu em Belém e vive há dez anos em São Paulo.

Artista visual e ativista da causa indígena, expõe seus trabalhos desde 2015, quando começou a estudar os povos originários.

Faz parte do coletivo Mulheres Artistas Paraenses, é sócia do Colabirinto, um espaço colaborativo de arte contemporânea, e vice-presidente da associação multiétnica Wyka Kwara.

Moara Tupinambá - César Moraes/Divulgação

Radicada em Campinas (SP), Moara utiliza desenho, pintura, colagens, vídeo-entrevistas, fotografias e literatura em suas criações. Sua poética percorre memória, identidade, ancestralidade, resistência indígena e pensamento anticolonial.

Foi uma das vencedoras do 8º Prêmio Artes Tomie Ohtake, em 2022, e do 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea, em 2020.

É comunicóloga, formada pela UFPA (Universidade Federal do Pará). Atualmente pesquisa sobre sua memória familiar e identidade indígena a partir dos processos violentos da colonização.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.