Descrição de chapéu Chuvas chuva

Imagens de satélite mostram São Sebastião antes e depois das chuvas no Carnaval

Fotos registraram deslizamentos de terra nas principais áreas afetadas na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chuva extrema que caiu sobre o litoral norte de São Paulo no Carnaval deixou mortos, desabrigados e expôs as consequências de alertas ignorados e desigualdade social. Imagens de satélite mostram de cima algumas das áreas mais afetadas de São Sebastião.

foto de satélite mostra cidade com aglomerado de casas e áreas com lama à vista, onde houve deslizamento
Imagem de satélite mostra áreas com deslizamento de terra em São Sebastião - Planet/SCCON do Programa Brasil Mais

As fotos permitem observar os deslizamentos em áreas próximas e distantes das regiões ocupadas da cidade.

Locais como a Vila Sahy, mais próximos dos morros, foram destruídos pela torrente de lama que invadiu casas e obstruiu vielas. Mais perto da orla, praias famosas pelos condomínios de alto padrão, como a da Baleia, agora acumulam lama e destroços.

As imagens são dos satélites da Planet, que tem 180 equipamentos em órbita. Eles passam em intervalos pela região do Brasil e fazem os registros. As fotos são disponibilizadas na plataforma do Brasil Mais, coordenada pela consultoria SCCON Geospacial. O programa foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em setembro de 2020, e disponibiliza imagens para a Polícia Federal e outras instituições públicas.

Antes e depois da chuva

As primeiras imagens mostram as praias do Sahy e Baleia, antes e depois das chuvas. A primeira imagem foi feita em 15 de fevereiro, um dia antes de o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais) emitir alerta para o governo de São Paulo sobre as chuvas. A segunda foto, após os deslizamentos, foi feita em 21 de fevereiro. A prefeitura recebeu ao menos quatro alertas de risco na região em 10 anos.

Veja antes e depois da chuva nas praias do Sahy e da Baleia, em São Sebastião

Carregando imagens...
foto de satélite mostra área antes da chuva
foto de satélite mostra área depois das chuvas, com diversos pontos de lama registrados

Casas da Vila Sahy foram invadidas por lama e atingidas por árvores, com bloqueio das duas rotas de escape do local - Planet/SCCON do Programa Brasil Mais

Em Juquehy, outa praia de São Sebastião, a lama espessa dificultou o trabalho de busca das equipes de resgate chegou ao teto das casas em bairros como o Pantanal. Em um dos casos, uma família de três pessoas só foi encontrada, sem vida, cinco dias depois das buscas. A foto da região antes do desastre é de 26 de janeiro. A que mostra a área depois da chuva é de 21 de fevereiro.

Veja antes e depois da chuva na região de Juquehy, em São Sebastião

Carregando imagens...
foto de satélite mostra praia de Juquehy antes da chuva
foto de satélite mostra praia de Juquehy depois da chuva, com nuvens atrapalhando, mas é possível ver diversos pontos de lama na imagem

Lama soterrou casas e dificultou o trabalho de busca feito por equipes de resgate; apesar de nuvens, é possível ver diversos pontos tomados pela lama - Planet/SCCON do Programa Brasil Mais

Já as fotos de Camburi e Boiçucanga mostram diversos pontos em que ainda podem ocorrer escorregamentos de terra caso haja novas chuvas. No km 164 da Rio-Santos, equipes trabalhavam para liberar o acesso o acesso para Boiçucanga, interditado parcialmente após uma queda de barreira.

As fotos de antes do desastre são de 26 de janeiro, e as registradas depois da chuva, 21 de fevereiro.

Veja antes e depois da chuva nas praias de Camburi e Boiçucanga, em São Sebastião (SP)

Carregando imagens...
foto de satélite mostra área antes da chuva
foto de satélite mostra região das praias de Camburi e Boiçucanga depois da chuva, com pontos de lama na imagem

A lama bloqueou acessos e ilhou moradores e turistas na região da praia Camburi; e bairro de Boiçucanga teve acesso bloqueado por causa de queda de barreira e lama - Planet/SCCON do Programa Brasil Mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.