Descrição de chapéu Obituário Renata da Cunha Bueno Mellão (1926 - 2023)

Mortes: Elegância à altura de uma rainha

Renata da Cunha Bueno Mellão morreu aos 96 anos por falência de múltiplos órgãos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Renata da Cunha Bueno Mellão teve 96 anos de vida, que deixaram uma marca na sociedade paulista.

Nascida na capital paulista, era conhecida pelos bons modos e pela maestria para recepções, ao ponto de hospedar a rainha Elizabeth 2ª durante sua visita ao Brasil em novembro de 1968.

A base da família era o comércio de café. Quando se casou, passou a ajudar o marido, que atuava no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, negociando sacas de café.

Renata da Cunha Bueno Mellão - Arquivo Pessoal

"O que ela fazia era colaborar com ele no meio financeiro", diz a filha, Renata Mellão. "Ela que iluminava o caminho do marido porque falava muitas línguas e ele tinha muitos contatos no exterior. Depois da guerra, começaram a ter mais poder financeiro e também político porque meu tio era o governador Abreu Sodré [1967-1971]. A mulher dele era irmã do meu pai."

Em sua visita ao Brasil em 1968, a rainha Elizabeth 2ª passou por várias cidades durante 11 dias. A única não capital onde ele esteve foi Campinas, no interior paulista. E coube a Renata da Cunha Bueno Mellão recepcionar a rainha, na fazenda da família no município.

"Ela recebeu a rainha da Inglaterra em Campinas. Ela dormiu na fazenda da família e minha mãe que fez todo o cerimonial. Minha mãe era muito educada, da forma antiga, europeia. Era uma lady", afirma a filha.

"Ela era muito bonita e muito elegante. Era uma elegância nos gestos, nos movimentos, na postura. Ela podia estar vestida com qualquer coisa, mas tinha uma postura incrível e recebia muito bem. Sabia tudo sobre etiqueta, cerimonial. Tinha esse conhecimento de muitas viagens, estadias fora do Brasil."

Renata da Cunha Bueno Mellão morreu no dia 4 de fevereiro, no Hospital Sírio-Libanês, por falência de múltiplos órgãos. Deixou os filhos Renata, Maria Eudóxia e Eduardo, sete netos e diversos bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.