Secretário de Segurança de SP defende Rota em ação que resultou na morte de suspeito

Guilherme Derrite escreveu em uma rede social que 'nenhum policial que sai de casa para defender a sociedade será injustiçado'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), defendeu os policiais militares da Rota que participaram de uma ação que resultou na morte de um suspeito e no ferimento de um pedestre.

O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (10) na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Em uma publicação no Twitter, no domingo (12), que alcançou cerca de 415 mil pessoas, Derrite se mostrou contrário a um possível afastamento dos policiais envolvidos na ocorrência.

"Nenhum policial que sai de casa para defender a sociedade será injustiçado. Confrontos sempre serão apurados, mas ninguém será afastado no caso da abordagem da Rota que evitou um assalto no semáforo. Até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei."

Guilherme Derrite já trabalhou na Rota antes de pedir afastamento para se tornar político
Guilherme Derrite trabalhou na Rota antes de pedir afastamento para se tornar político - Danilo Verpa - 23.jan.23/Folhapress

Os policiais militares trafegavam, por volta das 18h40, pela avenida Professor Alceu Maynard Araújo, quando viram dois homens tentando roubar a motocicleta de um casal que havia parado em um semáforo no cruzamento da via com avenida Cecília Lottenberg.

Um vídeo feito pelo ocupante de um veículo que estava próximo ao local mostra quando os PMs da Rota se aproximam dos suspeitos. Tiros podem ser ouvidos. Um dos homens corre, mas, poucos passos depois, ele cai na calçada. Mesmo caído, um dos policiais atira em sua direção.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), um dos homens apontou a arma em direção os policiais, que reagiram.

Um dos suspeitos, que tinha 20 anos, foi baleado no peito e morreu no local. Um adolescente de 16 anos foi apreendido. Com ele, de acordo com a pasta, foi localizado o celular de uma das vítimas.

O casal que sofreu a tentativa de roubo não se feriu, conforme a polícia.

No entanto, uma mulher que passava pela rua no momento dos tiros foi atingida. A própria PM chegou a relatar que a vítima foi baleada. Mas, segundo a Polícia Civil, ela foi atingida por fragmentos dos tiros, que causaram lesões superficiais.

Ela foi levada por uma ambulância do Resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Santa Paula, no Brooklin, onde foi medicada e liberada. A Polícia Militar disse ter encontrado uma pistola calibre .40, com numeração raspada, com os suspeitos.

O caso foi registrado como roubo de veículo, morte decorrente de intervenção policial, lesão corporal decorrente de intervenção policial e apreensão de adolescente no 11º DP (Santo Amaro).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.