Chuvas arrastam casas e causam estragos em estados do Norte e Nordeste

Em Manaus, casas chegaram a ser arrastadas por correnteza em igarapé; ministros visitam áreas afetadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

As fortes chuvas que caíram durante a semana causam transtornos a moradores de estados das regiões Norte e Nordeste. Em Manaus, atingido fortemente no sábado (26) casas chegaram a ser arrastadas por uma enxurrada em um igarapé.

Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, e do Meio Ambiente, Marina Silva, estiveram no Acre e no Amazonas neste domingo (26) para visitar locais atingidos e articular medidas de apoio à população.

O governo federal reconheceu situação de emergência em Rio Branco, que foi atingido por fortes chuvas na sexta (24). O secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, anunciou a liberação de R$ 1,4 milhão para a compra de produtos de higiene básica e colchões, por exemplo.

Bombeiros inspecionam área alagada em Rio Branco (AC), na sexta-feira (24). - REUTERS

"Nosso objetivo é dar intensidade aos planos de trabalho, principalmente a ajuda humanitária, com fornecimento de água, alimentação e higiene pessoal para os desabrigados", afirmou o ministro Góes.

Marina disse que o governo federal pretende criar um sistema de emergência climática para colocar em observação 1.038 municípios com riscos de ocorrência de desastres ambientais.

Em boletim divulgado na tarde deste domingo, o governo do Acre diz que 1.771 ocorrências foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias, Polícia Militar, e Instituto Socioeducativo. Na capital, 48 bairros foram atingidos.

O nível dos rios na região permanece alto, informa o governo do estado. Às 6h deste domingo, o nível de medição do Rio Acre esteve em 16,47 metros, acima das cotas de alerta (13,50 metros) e de transbordamento (14 metros).

No sábado, o governo estadual chegou a falar em 23 mil atingidos. Neste domingo, diz que "o número de pessoas atingidas está sendo atualizado pelas equipes da Defesa Civil e da Casa Civil".

Em Manaus, que foi atingida por fortes chuvas neste sábado, casas foram arrastadas por um igarapé. A prefeitura contabilizou mais de 135 ocorrências até as 18h sábado, sendo 62 de alagamentos, 25 de desabamentos e 22 de deslizamentos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou duas escolas para abrigar 172 famílias que perderam as moradias. Neste domingo (26), a cidade amanheceu com tempo estável, segundo a prefeitura.

O governo do estado ainda não divulgou um balanço dos impactos, mas disse em redes sociais que irá acelerar os reassentamentos de famílias moradoras das comunidades mais atingidas.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em visita a Rio Branco, com o governador do estado, Gladson Cameli, para acompanhar os transtornos causados pelas chuvas. - SECOM

No sábado (25), o governo do Maranhão decretou situação de emergência em mais 21 municípios, ampliando para 49 o número de cidades nessa situação.

Ao todo, são cerca de 31 mil famílias afetadas direta e indiretamente e 5.843 desabrigados no estado, segundo o último boletim sobre a situação divulgado pelo governo maranhense.

A situação de emergência, disse o governo, "tem o objetivo de preservar o bem-estar da população, assim como os serviços e demais atividades socioeconômicas nas regiões prejudicadas". Até o momento, foram enviadas às vítimas 5.450 cestas básicas; 900 garrafões de água e 600 colchões.

No Pará, a situação é mais delicada na região de Marabá, a 560 quilômetros de Belém. Segundo o governo do estado, são cerca de 1.600 famílias atingidas. Aquelas que possuem renda mensal de até três salários mínimos serão beneficiadas com ajuda de um salário mínimo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.