Descrição de chapéu trânsito

Lentidão em SP chega a 590 km na primeira segunda-feira com medição total do trânsito

A contagem é feita por meio de uma parceria da prefeitura com o aplicativo Waze; pela medida antiga, índice de trânsito seria de 183 km

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São Paulo

A capital paulista registrou 590 quilômetros de lentidão às 8h desta segunda-feira (6), a primeira com o trânsito totalmente monitorado. A medição leva em conta os 20 mil quilômetros de ruas e avenidas.

A contagem do congestionamento é feita por meio de uma parceria da companhia municipal com o aplicativo Waze, que calcula rotas de trânsito para motoristas. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já monitorava as vias com base no cálculo do aplicativo desde 2020, e agora passa a adotá-lo para toda a cidade e a divulga-lo como um dado oficial.

Congestionamento na marginal Tietê sentido rodovia dos Bandeirantes e Anhanguera - Eduardo Knapp - 15.abr.2022/Folhapress

No modelo antigo, que levava em consideração apenas os 868 quilômetros dos principais corredores, o índice de lentidão no mesmo horário era de 183 quilômetros.

A CET seguirá divulgado os dois índices (o antigo e o novo), em um período de transição.

Nova metodologia

A companhia mudou sua metodologia de medição do trânsito na cidade de São Paulo na sexta-feira (3). Até então, o órgão da prefeitura divulgava um índice que representava a medição do congestionamento apenas nos principais corredores, o que deixava 95% das vias municipais de fora da conta.

É a primeira vez desde que o monitoramento teve início, há cerca de 40 anos, que a cidade poderá acompanhar a lentidão em todas as ruas e avenidas.

Nos últimos 13 anos, a companhia levou em consideração apenas um conjunto de 868 quilômetros para o índice de lentidão. A cidade de São Paulo tem aproximadamente 20 mil quilômetros de ruas e avenidas.

A mudança, portanto, representa um acréscimo de mais de 19 mil quilômetros no volume de vias observadas.

A prefeitura diz que, agora, os números representam a lentidão total na cidade, e não mais um índice. Isso também significa que os números de congestionamento a partir de então não poderão ser comparados com o passado, ou seja, a CET dá início a uma nova série histórica da lentidão.

"Vai aumentar, e muito, a informação de vias com trânsito na cidade porque a base de dados mudou de 868 para 20 mil quilômetros e obviamente que [o número da lentidão] vai aumentar bastante", ressaltou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, o novo sistema deve auxiliar as equipes de agentes da CET a chegar mais rapidamente a locais congestionados para operações de trânsito, uma vez que a companhia terá informações em tempo real sobre todas as vias.

"Evidente que, na hora que se tem essa informação [de congestionamento], a viatura vai chegar. Como a gente não tinha a informação, a CET não ia atender, e hoje nós teremos", disse na última semana.

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